Posto de Saúde

Vacina contra febre amarela está disponível em postos do Maranhão

Para a imunização estar completa, basta que a pessoa tome duas doses da vacina

Entre dezembro e maio, os casos de Febre Amarela aumentam em todo o Brasil. Em 2017, o Maranhão aparece entre a lista de regiões consideradas regiões endêmica, ou seja, com maior propensão para o registro de casos. Por isso, a vacinação contra a febre amarela foi reforçada em todos os postos de saúde do Estado.

Para a imunização estar completa, basta que a pessoa tome duas doses da vacina, sendo que a primeira pode ser aplicada em bebês a partir de nove meses de idade, neste caso, a segunda dose deve ser tomada antes dos quatro anos de idade. Essa vacina não precisa ser agendada sendo disponível em qualquer Posto de Saúde.

As pessoas que receberam apenas uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade, devem receber uma dose de reforço, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as dosagens.

Quem tem mais de cinco anos de idade e nunca foi vacinado, ou não possui comprovação de vacinação, precisa ir à um posto de saúde para administrar a primeira dose da vacina e fazer o reforço após 10 anos.

As campanhas de vacinação ocorrem o ano inteiro, o que significa que a vacina pode ser tomada em qualquer época do ano nos postos de saúde. No entanto, o Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação em épocas de maior incidência da doença.

Tratamento

Quem pegou a febre amarela deve iniciar o tratamento imediatamente, pois cerca de 20 a 50 por cento das pessoas infectadas pelo o vírus morrem. A evolução da doença é considerada rápida. De três a seis dias os sintomas já se manifestam após a infecção e alguns desses sintomas se apresentam já de forma bem grave com hemorragias, por exemplo, no trato gastro intestinal, e isso leva essas pessoas a morte.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias