Envelhecer com saúde e qualidade de vida
Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e as mudanças possíveis nos regimes de previdência, é necessário aprender a envelhecer de modo saudável. Confira dicas de como alcançar este objetivo:
Em meio às discussões sobre a necessidade de reformar as regras da Previdência Social, o histórico da composição da população brasileira até 2015 aponta para uma taxa rápida de envelhecimento, com um aumento expressivo da parcela de idosos e redução dos demais grupos etários. Olhando à frente, o crescimento na proporção de idosos será “marcante” nas próximas décadas. Mantida a taxa atual, o envelhecimento da população brasileira será mais de duas vezes mais rápido que a média mundial.
A população do país em 2015 foi estimada em 204,9 milhões, com crescimento anual de 1% entre 2005 e 2015. No mesmo período, a parcela de pessoas de zero a 14 anos no total da população diminuiu de 26,5% para 21%; e a de
15 a 29 anos, de 27,4% para 23,6%. Estas duas classificações foram as que apresentaram recuo mais intenso de participação na população entre as faixas etárias pesquisadas pelo instituto no período.
Diante deste cenário, O Imparcial selecionou opiniões e dicas de especialistas que, postas em prática, podem ajudar a garantir maior longevidade com qualidade de vida
- Pratique atividade física
Esta é a recomendação número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios tem mais disposição e evita a obesidade. Além disso, a prática de atividade física ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e colesterol alto. Por isso, nada de passar horas em casa sentada em frente da TV. Deixe a preguiça de lado e reúna uma turma de amigos para fazer caminhadas ou ir para a academia.
2. Alimente-se bem, mas sem exageros
Não exagerar no tamanho do prato pode garantir uma velhice mais tranquila. Mas não é preciso deixar de lado aquela feijoada divina ou aquela boa macarronada de domingo. É só montar seu prato com moderação. E lembre-se de consumir no mínimo dois litros de água por dia, para manter seu corpo bem hidratado.
3. Consuma alimentos saudáveis
Grãos integrais, frutas, legumes e verduras devem fazer parte do seu cardápio. E consuma leite e derivados, ricos em cálcio e vitamina D, para evitar a osteoporose. Outros nutrientes que devem fazer parte do seu prato: proteínas, para preservar o sistema imunológico e os músculos, fibras, para o bom funcionamento do intestino, e a ingestão das gorduras boas, que ajudam na prevenção de doenças do coração.
4. Tome muita água
O consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia, traz diversos benefícios para o organismo. Melhora a digestão, reduz o inchaço, protege de infecções e melhora a absorção dos nutrientes. Assim, seu corpo funciona direitinho e você chega à maturidade com mais saúde.
5. Exercite o cérebro
Leia, assista a um filme, jogue baralho com as amigas, faça palavras cruzadas, aprenda uma nova língua. O importante é praticar atividades que estimulem o raciocínio, para fortalecer o cérebro além de prevenir a perda de memória.
6. Cultive as amizades
A convivência social saudável é um excelente antídoto contra a solidão e a depressão. Por isso, invista nas suas amizades: combine uma sessão de cinema, um jantar em um restaurante gostoso. Bata papo, dê risadas, relaxe. Momentos prazerosos fazem um bem danado para a saúde do corpo e da mente.
7. Seja otimista
A preocupação, o pessimismo e as tensões elevam a taxa de cortisol – o hormônio do estresse. Resultado: aumento da pressão arterial e do açúcar do sangue, além da queda do sistema imunológico. Para afastar este e outros danos, cultive pensamentos otimistas, pratique meditação ou relaxamento, evite o desgaste com ideias ruins.
8. Durma bem
A privação do sono pode trazer desde problemas como falta de concentração e aumento do peso, até o envelhecimento precoce. Dormir cerca de sete a oito horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso e físico mas, acima de tudo, metabólica. Durante o sono ocorrem vários processos no metabolismo que, se alterados, afetam o equilíbrio de todo o organismo. Por isso, quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, a obesidade, a hipertensão e ao diabetes.
9. Abandone os maus hábitos
Dê adeus ao cigarro e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, hábitos que aumentam a produção de radicais livres. Quando em excesso, essas moléculas causam o envelhecimento precoce e trazem prejuízos à saúde, pois danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, diabetes, e desordens neurológicas, como o Mal de Parkinson.
10. Use o fio dental
De acordo com pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a inflamação bacteriana da gengiva, causada pelo acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes, aumenta em 72% o risco de doença cardiovascular.
11. Use protetor solar
Excessiva exposição ao sol pode contribuir ao aparecimento de rugas, mas este não é o principal problema. O Brasil é campeão mundial no número de pacientes eu desenvolvem câncer de pele. Além da questão genética, é comprovado que a exposição excessiva ao sol leva ao aparecimento de manchas e mutações que geram as lesões malignas na pele. Por isso, use protetor solar diariamente e faça visitas periódicas ao dermatologista, ou a qualquer surgimento de sinais ou lesões que não cicatrizem em até duas semanas.