Iniciativa do Ministério do Turismo aumenta voos da LATAM com destino a São Luís (MA)
A iniciativa é mais um resultado do “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do Ministério do Turismo junto à Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) e a outros órgãos do Governo Federal, que incentiva e facilita a realização de viagens no País.
Nesta segunda-feira (3), em Brasília (DF), uma reunião formalizou o aumento de voos da LATAM com destino a São Luís (MA), a partir do mês de abril. No encontro, articulado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional, representantes da companhia aérea anunciaram a ampliação de 7 para 10 viagens semanais partindo do Distrito Federal e de Fortaleza (CE) rumo à capital do Maranhão.
A iniciativa é mais um resultado do “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do Ministério do Turismo junto à Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) e a outros órgãos do Governo Federal, que incentiva e facilita a realização de viagens no País. Neste verão, por exemplo, a oferta de voos no país será 10,7% maior ante igual período de 2023, totalizando 184,5 mil frequências (17,8 mil a mais).
O ministro Celso Sabino apontou benefícios da união de forças pela melhoria da conectividade aérea no País. “Esse anúncio resulta do permanente diálogo com empresas aéreas, parlamentares e governos locais, uma premissa do nosso presidente Lula e que tem permitido que o turismo continue movimentando economias locais de todo o país, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego, renda e inclusão social”, frisou Sabino, que destacou ainda o empenho do MTur pela promoção turística do Maranhão e defendeu esforços para proporcionar a ligação aérea entre São Luís (MA), Portugal e o Caribe.
“Reconhecemos o trabalho do ministro Celso Sabino e da Secretaria de Turismo do Maranhão pelo desenvolvimento do setor. A LATAM está e será sempre uma parceira do estado e do Ministério”, declarou o gerente de Ações Públicas da LATAM, Eduardo Macedo.
Já o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) agradeceu o apoio do MTur e apostou em avanços no turismo local. “O Maranhão vive uma nova realidade, com um potencial turístico muito grande, e isso é pontapé inicial para desenvolver mais linhas aéreas no estado”, afirmou.
A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, também celebrou o suporte federal ao fortalecimento da atividade turística. “O governador Carlos Brandão conversa frequentemente com o ministro Sabino, e o ministro é sensível às questões do Maranhão, junto com toda a nossa bancada. Então, queremos agradecer ao ministro, à bancada e ao governador por fazer com que o Maranhão esteja presente nessas discussões e a gente avance”, comemorou.
Potencial
O reforço de voos ao Maranhão busca ampliar o turismo no estado, que, em 2024, teve o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.
O MTur apoia a estruturação da unidade, a partir de ações a exemplo de estudos voltados à implantação de novos portais de acesso e à melhoria da mobilidade interna do Parque, em parceria com a UNESCO e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Reforço
Ao longo de 2024, cerca de 118 milhões de passageiros voaram de avião no Brasil, o que significou mais 20 milhões de pessoas a bordo na comparação com 2022, quando 97,7 milhões usaram o modal para se deslocar no País.
Ainda no passado, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o Brasil subiu um posto e virou o 4º maior mercado doméstico do ramo, avançando 6,6% contra uma média global de 5,6%.
* Fonte: Agência Gov