Deputado Yglésio acusa Ministro Flávio Dino de perseguir juízes em operação da PF no Maranhão
A operação “18 Minutos” que investiga corrupção e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça do Maranhão virou centro de acusação política. Veja vídeo:
A manhã de quarta-feira (14) foi marcada por uma grande operação da Polícia Federal, denominada “18 Minutos”, que visa desmantelar uma organização criminosa supostamente envolvida em corrupção e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).
A ação incluiu o cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão nos estados do Maranhão, Pará e Rio de Janeiro, e resultou na investigação de vários magistrados do TJ-MA.
A operação tem como alvo figuras de peso do Judiciário maranhense, como os desembargadores Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa e Antônio Pacheco Guerreiro Júnior, além de outros magistrados, como Marcelino Everton Chaves, Luiz Gonzaga Almeida Filho e a juíza Alice de Sousa Rocha. O TJ-MA, em nota oficial, afirmou que está colaborando com a operação e que a transparência e a governança são princípios que guiam sua atuação.
No entanto, a operação gerou uma reação política significativa. O deputado estadual Yglésio Moyses fez uma série de acusações contundentes contra o ministro do STF Flávio Dino, alegando que ele estaria utilizando a operação como uma ferramenta de perseguição política.
Em um discurso inflamado na tribuna, Moyses afirmou que Dino, por sua proximidade com o ministro do STJ, seria o responsável por articular a operação da PF com o intuito de atacar adversários políticos no Maranhão. “Eu não poderia deixar de falar sobre as coincidências que existem na vida. Investigações que estranhamente acontecem nas vésperas de julgamentos que poderiam devolver desembargadores afastados ao TJ,” disse Moyses. “Eu não tenho dúvida do que está acontecendo lá em Brasília, em relação ao senhor ministro Flávio Dino.”
Yclésio também criticou o timing da operação, sugerindo que ela é uma forma de intimidar e influenciar o cenário político local. “Provas são como essa agora, em que o despacho do ministro do STJ, amigo de Flávio Dino, foi às vésperas de uma eleição em Pássaro Lumiar contra uma desembargadora que sempre teve antipatia de Flávio Dino,” afirmou o deputado. “Essa operação chega num momento em cima da hora da campanha, e eu tenho certeza que o objetivo é intimidar quem é no Maranhão.”
A tensão política se intensifica com a acusação de Moyses de que a operação está sendo usada para fins políticos, comparando-a com a Lava Jato e alegando que o ministro Flávio Dino está orquestrando um ataque sistemático contra seus adversários. “Eu digo isso com a mais tranquila consciência possível. Eu não tenho uma dúvida que o objetivo é para intimidar quem é no Maranhão,” concluiu Moyses.
A operação “18 Minutos” continua em andamento, e as investigações seguem sendo monitoradas de perto tanto pelo público quanto pelas autoridades.
Confira mais do pronunciamento do deputado Yglésio: