55 denúncias de propaganda eleitoral ilegal já foram registradas no Maranhão
Municípios como Bom Jesus das Selvas, Timon e São Luís lideram o número de denúncias; As candidaturas podem reportar irregularidades diretamente pelo aplicativo Pardal.
Durante a campanha eleitoral de 2024 para cargas municipais no Maranhão, o aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu 55 denúncias de possíveis irregularidades eleitorais. A ferramenta permite que os participantes relatem situações suspeitas diretamente à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público, além de possibilitar o envio das denúncias enviadas.
Conforme os dados fornecidos pelo TSE, as denúncias vieram de dez municípios do estado, incluindo a capital, São Luís. Abaixo, segue a relação de cidades e o número de registros:
- Bom Jesus das Selvas: 18 denúncias
- Timon: 9 denúncias
- São Luís: 7 denúncias
- Maracaçumé: 6 denúncias
- Paço do Lumiar: 4 denúncias
- Pinheiro: 4 denúncias
- Dom Pedro: 3 denúncias
- Itapecuru Mirim: 2 denúncias
- Santa Inês: 1 denúncia
- Araioses: 1 denúncia
Dos registros feitos até às 12h desta terça-feira, 23 foram direcionados aos candidatos a vereador e 16 aos candidatos a prefeito.
O aplicativo Pardal passou por melhorias para as eleições de 2024, incluindo a nova funcionalidade “Pardal Móvel”, que permite denunciar infrações em campanhas eleitorais pela internet. Os usuários baixam a versão atualizada nas lojas de aplicativos e utilizam o serviço após autenticação via conta “Gov.br” ou “e-Título”.
A ferramenta exige que as denúncias sejam acompanhadas de provas como fotos, vídeos, áudios e relatos de propagandas irregulares, garantindo assim uma atuação mais eficaz das autoridades eleitorais.