Estátua do padroeiro São José de Ribamar vai ser recuperada
O monumento de 33 metros tem 25 anos e é um importante ponto turístico da Ilha. Inaugurado em agosto de 1998, passou por poucas manutenções e apresenta desgastes estruturais
O monumento com a estátua do padroeiro São José de Ribamar, na cidade balneária, na Grande Ilha, vai passar por uma recuperação completa, com reforço estrutural, restauração da imagem e revitalização da praça do entorno. A obra será executada pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e de Governo (Segov). Na quarta-feira (26), foi realizada uma visita técnica de representantes das duas pastas ao local.
A visita reuniu o secretário adjunto de Obras Civis da Sinfra, Fabiano Junqueira Ayres; o secretário da Segov, Márcio Ribeiro Machado; o engenheiro especialista em recuperação de monumentos, Antônio de Pádua Rodrigues; o artista Sival Veloso, idealizador da estátua, o padre Cláudio Roberto Santos, reitor do Santuário de São José de Ribamar, além de técnicos do governo.
“O governador Carlos Brandão determinou a intervenção no local, por meio de parceria entre a Sinfra e Segov. A Sinfra vai restaurar as partes estruturais e artística do monumento; já, a Segov, vai fazer a urbanização e revitalização do entorno”, explicou Fabiano Junqueira.
O monumento de 33 metros tem 25 anos e é um importante ponto turístico da Ilha. Inaugurado em agosto de 1998, passou por poucas manutenções e apresenta desgastes estruturais. Desde o início de julho, a estátua de São José de Ribamar com o Menino Jesus está escorada, isolada com tapumes e sendo preparada para os trabalhos de recuperação.
A Sinfra fez o laudo técnico, o projeto estrutural e buscou o assessoramento do artista responsável pela obra da estátua para garantir que sejam mantidas as características originais do monumento. Os próximos passos serão a assinatura da ordem de serviço e início dos trabalhos de recuperação.
O artista goiano Sival Veloso, responsável pela criação e execução do monumento de São José de Ribamar, observou que a estátua já tem quase três décadas e precisa de reparos.
“Vamos fazer um trabalho de restauração bem elaborado, minucioso. O monumento vai ficar ainda mais bonito”, afirmou o autor da obra.
O engenheiro Antônio de Pádua Rodrigues, especialista em reforma de monumentos, é autor do parecer técnico de recuperação e reforço estrutural da estátua. Ele fez uma vistoria detalhada, ao longo de 40 dias.
“Elaboramos um projeto de reforço e recuperação, que será executado primeiro; depois virá o revestimento da estátua”, detalhou o engenheiro.
Padre Cláudio Roberto Santos, reitor do Santuário de São José de Ribamar, falou da importância da obra para os devotos e a população e a inclusão da recuperação da praça do Santuário e da gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
“Estou muito contente pelo Governo do Estado ter ouvido o clamor popular e da nossa Paróquia para a reforma do monumento do nosso padroeiro. Será um grande investimento no turismo religioso do nosso Estado, que vai gerar renda, oportunidade e vida social. Nosso muito obrigado ao Governo do Estado”, agradeceu padre Cláudio.