Eleições 2024: “PT terá um bom número de candidaturas”, diz Francimar Melo
Presidente do PT fez um panorama da legenda que se mobiliza para aumentar bancada de vereadores e estuda lançamento de candidaturas a prefeito no estado .
De olho nas eleições de 2024 para vereadores, prefeitos e vice-prefeitos nos 217 municípios do estado, o Partido dos Trabalhadores no Maranhão começa a estruturar o projeto político da legenda para aumentar a bancada de parlamentares na Câmara de São Luís, além de avaliar possíveis candidaturas majoritárias na capital e no interior.
Em entrevista a O Imparcial, o presidente estadual do PT, Francimar Melo, detalhou de que forma o partido está se articulando tanto em sua federação que é composta pelo PV e PCdoB, como com o governo de Carlos Brandão, da qual a legenda faz parte da base, além de outros assuntos. Confira a entrevista na integra.
O IMPARCIAL – Como o PT já está realizando se mobilizando com relação às eleições de 2024?
Francimar Melo – O PT de fato já está realizando os encontros regionais como os que já ocorreram nos municípios de Balsas e Imperatriz, onde ficará faltando somente a região metropolitana de São Luís e municípios vizinhos. O Encontro estadual será realizado no mês de agosto onde discutiremos a política e também as orientações e mobilizações para o nosso povo. Este ano, não teremos encontro de táticas, o encontro se dá antes do período eleitoral , por isso que esses encontros regionais são feitos mais para discutir a montagem das estratégias para todo o estado.
A legenda pretende lançar candidatura majoritárias? Como será esse processo de escolha?
O PT está se organizando para lançar o maior número de candidaturas à prefeito , vice-prefeitos e vereadores do Maranhão; Nós estamos conversando com os diretórios no intuito de orientar os companheiros a colocar seu nome à disposição, dialogar com a classe política local, e os municípios onde temos nomes de referência que podem ser candidatos estamos incentivando. E eles estão recebendo vários pedidos de filiações de lideranças que querem vir para o PT; Essas filiações serão analisadas, o que posso adiantar é que o PT terá um bom número de candidaturas e que o momento de o PT se organizar para eleger o maior número de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos nos municípios.
Como fica a questão da Federação PT, PCdoB e PV nas eleições 2024. Já existe alguma definição?
Sobre a federação estamos conversando com PCdoB e PV e já estivemos algumas rodadas, e começamos a construir uma definição. Um dos primeiros pontos é, onde o PT ou os partidos da federação tem candidatura ou mandatos, eles vão continuar tendo prioridade. Ainda não temos uma regra construída de como se dará essas definições. Isso é um diálogo, nós vamos colocar nossas prioridades, o PCdoB colocará as suas, o PV também, e nós vamos esgotando. Isso vai ser de comum acordo. Um outro município que pode haver divergência, e onde houver divergência demais de uma candidatura dentro da federação nós vamos construir juntos mistérios, mas será uma construção de muita unidade, porque esse é o objetivo da federação. Estes são pontos que podem ser definidos ao longo do tempo.
Existe a possibilidade do apoio do governo a candidatura do PT ou o partido vai apoiar o candidato do governador?
Como nós fazemos parte do governo que ajudamos a elege, que é o governador Brandão e o vice Felipe Camarão com certeza haverá troca de informações, de como será as prioridades do governo, e como nós apresentaremos as nossas prioridades. E vai haver municípios com certeza que teremos o apoio do Brandão, como terá também que terá municípios que o PT vai apoiar candidaturas do governo que é um grupo só, lógico que com táticas diferentes , mas buscando construir um projeto juntos.
Desde 2012 o PT não sai com uma candidatura única a prefeitura de São Luís. Por quê o partido não tem saído com candidatura própria nas últimas eleições?
São Luís é o município mais importante do estado e historicamente o PT lançava candidatura. Só que nas últimas conjunturas houve uma dificuldade de empoderar uma liderança que possa de fato fazer a construção de uma candidatura própria. Com isso, nós priorizamos a eleição de vereadores, temos eleito vereador nesse último mandato agora, e nesse momento estamos discutindo ainda nesses encontros regionais para fazer isso, e vamos construir juntos com o diretório municipal e também dentro da federação, porque a conjuntura mudou. Então o PT começou a fazer essa discussão e pós isso, vamos dar a linha política de como será o processo em 2024 em São Luís. O que temos a certeza hoje, é que queremos a ampliação de nossa bancada . Nós temos um vereador e queremos ampliar, além disso, discutir como será a majoritária. Agora essa é uma discussão conjunta e não apenas do PT.
Quantos vereadores a legenda pretende fazer nas eleições de 2024 para a Câmara de São Luís?
Nós tivemos momentos que gastamos muitas energias internas e talvez tenhamos perdido de vista o processo eleitoral, mas já estamos focados em busca de uma unidade em torno de um projeto e ser protagonista no processo eleitoral. Isso tem um sido um sinal muito claro para nós com a vinda de várias lideranças. Hoje nós temos o vice-governador Felipe Camarão, o deputado Rubens Jr na Câmara Federal, a volta do mandato do deputado estadual Zé Inácio, além disso, o mandato de vereador do Coletivo Nós. Então, isso pode e sinaliza claramente que é um momento novo e é possível! E queremos sair dessa eleição muito fortalecido com o as ações do governo federal. Nós estamos muito certos e convencidos que é o momento de ampliar os nossos mandatos. E na relação com o governo do estado, nós temos um protagonismo e nós participamos sim, das decisões e temos várias secretarias importantes e temos uma boa relação com o governador Carlos Brandão.
Existe a possibilidade do presidente Lula retomar ao Maranhão para dar uma “turbinada” no partido para as próximas eleições?
Nós vamos eleger uma grande representação de vice-prefeitos no Maranhão e ter a maior bancada de vereadores do partido em sua história. Nós estamos focados nisso. Os encontros regionais foi uma grande sacada que nós tivemos dialogando com mais de 150 municípios, agora vamos concluir essa semana, incentivando eles a se organizarem. Dialogando com a base, fortalecendo eles, para que o Maranhão de fato consiga ter o PT como referência. E o presidente Lula estamos aí com um bom diálogo. Ele pode estar vindo ao Maranhão a qualquer momento já fazendo a entrega de políticas públicas que tem sido apresentadas à população e a vinda dele com certeza fortalece o PT Maranhão e ajuda muito nas próximas eleições.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: