ENTREVISTA

Eleições 2024: “Com a benção de Deus e o voto do povo agora é a nossa vez”, diz Duarte Jr

Duarte Jr (PSB) concedeu uma entrevista a O Imparcial, onde fala sobre a pré-candidatura e planos para a prefeitura de São Luís.

Deputado Duarte Jr é um dos pré-candidatos à prefeitura de São Luís. (Foto: Divulgação)

Deputado federal pré-candidato pela segunda vez a prefeito de São Luís tem buscado formar alianças para fortalecer seu nome, mas garante que está focado no mandato que exerce no momento. Conversando com lideranças partidárias com vistas a 2024, mas sem perder o foco no presente.

Em entrevista a O Imparcial, o deputado federal Duarte Jr (PSB) fala sobre o que pensa para as eleições do próximo ano e como vem desenvolvendo o assunto.

O IMPARCIAL- Na reta final das eleições de 2020, seu nome despontou como o principal do grupo governista. O que tem feito para manter e aumentar o eleitorado na próxima eleição?

No momento, estou 100% focado em exercer um mandato de alto nível no Congresso Nacional, honrando a confiança das pessoas e orgulhando aqueles que votaram em mim.

Meu objetivo é garantir direitos e resultados efetivos, buscando recursos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Já agora, no 2º semestre deste ano, estamos garantindo recursos para facilitar e ampliar o acesso a consultas e exames nos bairros com o novo programa “CUIDAR MAIS”, retomar o nosso programa de castração animal, exames e consultas para cães e gatos com o ‘Mais Saúde Animal’, e garantir recursos adicionais para a APAE oferecer atendimentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, promovendo inclusão, oportunidades e mais dignidade. Também estou trabalhando em bons projetos federais, como o ‘REFROTA’ da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, que destina até R$ 4 bilhões para a renovação da frota de ônibus em nossa cidade, um problema que muito prejudica a mobilidade e o dia a dia de toda a população aqui em São Luís.

As pessoas não estão pensando em eleições agora. Acabamos de sair de uma eleição com uma polarização muito ácida, o próximo processo eleitoral é só no final do ano que vem. Agora é hora de trabalhar e resolver problemas, não de fazer promessas eleitorais, mas sim de honrar os compromissos já assumidos.

O IMPARCIAL -Também em 2020, o grupo-base do então governador Flávio Dino ficou muito dividido e muita gente diz que essa foi a causa da derrota do grupo naquele pleito. O que fazer para que isso não se repita?

Tenho plena confiança de que nosso grupo permanecerá unido. A união tem se provado o melhor caminho. Foi ela que elegeu o governador Brandão no primeiro turno e tornou Flávio Dino o senador mais votado na história do Maranhão.

O IMPARCIAL – Na eleição passada, o senhor teve o apoio do atual governador do Estado, Carlos Brandão. Já conversou com ele sobre o assunto?

O governador Brandão, sabiamente, tem afirmado que não é o momento de falar sobre eleição. Ele está concentrado em conduzir um excelente governo, e eu tenho me esforçado para auxiliá-lo. Como deputado federal, já assegurei recursos para o novo programa ‘Cuidar Mais’, que oferecerá consultas e exames nos bairros de São Luís, bem como para o mutirão ‘Rua Digna’. Como já mencionei, não estamos preocupados com eleição agora. Nossa prioridade e foco estão em atender às necessidades das pessoas e solucionar problemas. Brandão foi eleito pela unidade, e tenho certeza de que ele continuará a cultivá-la.

Grupo, alianças, apoios e projetos

O IMPARCIAL – O que lhe foi dito na reunião com a direção estadual da Federação formada por PT, PCdoB e PV?

A reunião com a federação foi bastante produtiva. Discutimos sobre o panorama político estadual e sobre a importância de manter a unidade que vem impulsionando o avanço do Maranhão. Tenho profundo respeito pelos partidos da federação, incluindo o PT, que é o partido do presidente Lula e o maior do Brasil. Foi um diálogo amigável entre pessoas que compartilham das mesmas ideias.

O IMPARCIAL -A vaga de candidato a vice em sua futura chapa será da federação?

Seria uma honra ter alguém da federação comigo na chapa. O PT é o partido do presidente Lula e do vice-governador Felipe Camarão, enquanto sou do PSB, o partido do governador Brandão, do ministro Flávio Dino e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Vejo isso como uma aliança natural. Contudo, discutiremos isso no momento adequado. O foco agora é desempenhar um excelente mandato como deputado federal, honrando os votos recebidos e fazendo o povo do Maranhão se orgulhar.

O IMPARCIAL – O que lhe leva a tentar ser candidato à Prefeitura de São Luís novamente?

Ser prefeito de São Luís não é um projeto pessoal. Estudo todos os dias, faço intercâmbios para conhecer e estudar os erros e acertos de outras prefeituras pelo Brasil e pelo mundo. Nos últimos 4 anos, não apenas amadureci, mas busquei me preparar ainda mais para dar um choque de gestão e melhorar a qualidade de vida das pessoas da minha cidade. Por isso, coloquei meu nome à disposição do meu partido, do PSB, porque acredito nas pessoas e no potencial da minha cidade. O partido está debatendo esta questão com muita maturidade e sairá unido deste processo.

Precisamos efetivar parcerias com a iniciativa privada, com o Governo Federal e Estadual. São Luís pode muito mais, mas para isso o básico precisa funcionar com eficiência. É possível zerar a fila da saúde de consultas e exames, tem recurso. Falta sensibilidade, gestão e entender que a saúde das pessoas é uma PRIORIDADE!  

O IMPARCIAL – Algumas pessoas avaliam que o senhor tem repetido alguns passos feitos pelo atual prefeito da capital – sair de deputado estadual para deputado federal; criticar a atual gestão municipal, mas ajudar com recursos. Que avaliação o senhor faz destas comparações?

Eu prefiro não fazer comparações, que deve fazer é o povo, é a população quem deve avaliar, comparar e julgar a atuação dos políticos. A população do Maranhão conhece o meu trabalho. Sou uma pessoa simples, que veio do povo. Minha luta é para melhorar a vida das pessoas. Eu posso falar porque vim de lá. Respeito todos, mas eu conheço a dor das pessoas porque vivi. E minha atuação na política se destina a isso. Trabalho todos os dias pensando em como melhorar a vida de quem mais precisa. Acabar com a fila da saúde, lutar por mais respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência, por uma educação pública de qualidade e inclusiva para todos e por serviços públicos eficientes e de qualidade.

O IMPARCIAL – O que o eleitor deve esperar do Duarte Júnior em 2024, em confirmando sua candidatura?

A população de São Luís deve esperar de mim muita atitude, maturidade, determinação, muito trabalho, muita luta e muita vontade de mudar as coisas. Eu sou uma pessoa inconformada com injustiças porque sei que é possível fazer diferente, sei que São Luís pode mais. Infelizmente, falta o básico! As pessoas ainda sofrem na longa fila da Central de Marcação de Consultas e Exames. Vamos fazer parcerias com a iniciativa privada para ZERAR A FILA DA SAÚDE, parcerias com o Governo Federal e Estadual para garantir qualidade nas unidades de saúde e ampliar os atendimentos. Com programa REFROTA do Governo Federal, vamos renovar toda a frota de ônibus de São Luís sem aumentar o valor da passagem para o consumidor ou demitir cobradores.

Sou professor, por isso, sei como garantir uma educação de qualidade, como melhorar as condições de trabalho para os professores e de aprendizado para todos os alunos. Sem esquecer, dos alunos com deficiência. Hoje são mais de 3 mil crianças diagnosticadas com algum tipo de deficiência na rede municipal, mas que não tem sequer o apoio de um cuidador. Absurdo! Isso vai mudar!

Tenho certeza que posso mudar São Luís com a benção de DEUS, o voto do povo e o apoio do presidente Lula, do Ministro Flávio Dino e do Governador Brandão, agora é nossa de botar para resolver!

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias