Veja a lista dos candidatos a vaga de desembargador divulgada pela OAB-MA
O processo segue até que o governador receba apenas três nomes para ocupar a vaga.
No fim da tarde desta terça-feira (16), após uma votação, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA) divulgou os nomes dos 12 integrantes escolhidos para disputarem pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), pelo Quinto Constitucional.
Na ocasião, os advogados escolheram os candidatos através um token de certificação digital. Ao todo, 12 candidatos foram escolhidos utilizando o sistema Helios, a mesma plataforma utilizada para eleição do Ministério Público Federal e da OAB-SC.
O procedimento continua com o envio da lista de candidatos para o Conselho Seccional que encaminhará ao Tribunal de Justiça uma lista reduzida pela metade, com seis nomes. A partir disso, o Palácio dos Leões recebe apenas três nomes do TJ-MA e o governador define quem assumirá a vaga de desembargador.
A votação realizada ao longo desta terça-feira finalizou com seis homens e seis mulheres concorrendo cargo da OAB-MA. Confira abaixo:
Mulheres
- Ana Brandão, 3.183 votos
- Lorena Saboya, 2.820 votos
- Anna Graziella, 2.681 votos
- Valéria Lauande, 2.101 votos
- Josineile Pedroza, 1.942 votos
- Alessandra Belfort, 1.746 votos
Homens
- Flávio Costa, 3.165 votos
- Gustavo Vilas Boas, 2.588 votos
- Gabriel Ahid Costa, 2.354 votos
- Diego Menzes Soares, 1.940 votos
- Hugo Passos, 1.779 votos
- Gustavo Sauaia, 1.628 votos
Erro na eleição
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB/MA) decidiu realizar nova consulta à advocacia para o Quinto Constitucional. O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, com apoio do Conselho Seccional havia anunciado a realização da nova eleição para a vaga da advocacia ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça.
A Comissão Eleitoral informou foi detectado um erro a partir de uma ação de autoria do advogado e candidato ao Quinto Constitucional, Márcio Almeida, que ficou no 23º lugar no pleito.
O argumento inicial tinha como fundamento a participação da Jovem Advocacia, cujas inscrições foram deferidas pela OAB/MA, após o dia 07 de fevereiro de 2023, o que gerou a suspensão da sabatina, que seria realizada, 27/04, dos 12 candidatos (as) eleitos (as) de forma direta, inédita e histórica pela advocacia.
Ocorre que no mesmo processo, o causídico também alegou que advogados inadimplentes e que quitaram suas dívidas após a publicação do edital, teriam conseguido votar. Na ocasião juntou comprovante de quitação de débitos de uma advogada.
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Envie sua denúncia, vídeo, foto ou sugestão:
Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641