Maurício Ribeiro fala sobre planos para diminuir os índices de violência
Em entrevista a O Imparcial Maurício Ribeiro Martins revelou como pretende diminuir os índices de violência no Maranhão, os investimentos e parcerias que serão feitas.
Com a missão de ampliar o serviço de inteligência da polícia civil e militar e expandir o projeto de videomonitoramento para diversas cidades do Maranhão, o novo secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins revelou em entrevista a O Imparcial algumas medidas que serão implementadas para o combate da criminalidade e prevenção da violência no estado.
Maurício Ribeiro Martins adiantou que entre as primeiras ações que serão executadas está a convocação dos remanescentes do último concurso da polícia civil para fortalecer o quadro de delegados, investigadores, e escrivãs que deve acontecer em breve.
O secretário também adiantou que será feito uma tratativa do concurso público para todas as instituições da polícia, afirmando que não se faz segurança sem homens e mulheres treinados.
Maurício Ribeiro Martins afirmou ainda que a segurança pública do Maranhão recebera investimentos na área tecnológica, de inteligência e uma aproximação maior das polícias com a sociedade. “Esse conjunto de pessoas bem treinadas e com tecnologia a gente consegue fazer um bom trabalho na área de segurança”, ressaltou Maurício Ribeiro Martins.
Entre os novos desafios que Maurício Ribeiro Martins deverá enfrentar enquanto estiver respondendo pela segurança pública do Maranhão esta o combate a violência no campo e ataques contra os povos indígenas que ganharam destaque nacional. “Nós não aceitamos qualquer tipo de crime. E nem a prática de qualquer um deles. Os episódios de violência no campo que foram registrados estão sendo investigados e a polícia civil e ao mesmo tempo a polícia militar está trabalhando para evitar qualquer tipo de conflito. Com relação a causa indígena ela é de fundamental importância. Nós temos que proteger os nossos indígenas. Para isso vamos conversar com a Polícia Federal pois cabe a ela a atribuição de atuar dentro dos territórios indígenas. Mas os crimes que aconteceram com indígenas todos eles estão sendo apurados pela polícia civil do Maranhão”, destacou o secretário de segurança.
Para alcançar suas metas à frente da segurança pública do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins, adiantou que pretende em breve reunir com o ministro da segurança pública do Brasil, Flávio Dino (PSB) para apresentar as pautas para o segmento, “Assumi a pasta esta semana. Eu ainda não tive a oportunidade de conversar com o ministro Flávio Dino. E essa parceria vai acontecer produzindo bons frutos para gente. O ministro Flávio Dino já sinalizou, inclusive com veículos e recentemente com uma proposta de uma verba para auxiliar a secretaria de segurança diante da violência que está acontecendo em outros estados e não podemos permitir que chegue ao Maranhão”, ressaltou Maurício Ribeiro Martins.
Combate ao tráfico e mais rigor com facções
Durante a entrevista, o secretário de segurança afirmou que é importante o combate ao tráfico de drogas no estado. “Em decorrência do tráfico surgem outros crimes como roubo, furtos, homicídio, violência domestica entre outros. Pessoalmente eu tenho meu entendimento com relação essa questão da descriminalização do uso de drogas, mas eu tenho que agir profissionalmente. E a secretaria de segurança pública do Maranhão vai seguir aos ditames da lei. Ou seja, da legalidade. Aquilo que for determinado mediante lei é o que vamos cumprir”, adiantou.
Sobre o combate a expansão das facções tanto na capital quanto no interior do estado, Maurício Ribeiro Martins, afirmou que será combatido com bastante rigor. O secretário ressaltou que as facções estão distribuídas em todos os estados, e que aqui no Maranhão será feito um trabalho de inteligência e de levantamento de dados para que este tipo de ações criminosas praticadas por elas sejam combatidas.
Maurício Ribeiro Martins, explicou ainda que o planejamento estratégico da segurança para os próximos quatro anos que está sendo idealizado, prevê a diminuição dos índices de violência no estado.
“Vamos trabalhar 24h para que cada vez mais o Maranhão atinja o nível de excelência com relação aos crimes. Nós temos como meta baixar o máximo possível a prática de qualquer crime. E para isso vamos fazer um trabalho preventivo, bem elaborado e de investigação quando for necessário agindo com dureza quando for preciso para que a gente atinja essa meta que é o bem estar da população do Maranhão”, finalizou o secretário.