Othelino Neto diz ter maioria para sua reeleição na Alema
O parlamentar é candidato a um novo mandato, na eleição marcada para 1º de fevereiro de 2023.
“Tenho o apoio em documento assinado, de 25 deputados, e outros três estão decidindo”, declarou, nessa sexta-feira (9), em entrevista à TV Mirante (Clovis Cabalau), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Othelino Neto (PCdoB), candidato a um novo mandato, na eleição marcada para 1º de fevereiro.
Se chegar aos 28 votos, dos 42 deputados do Maranhão, não haverá mais o que se discutir, embora haja um movimento de Iracema Vale (PSB), que estreia no mandato como a campeã de votos 2022, ultrapassando aos 104 mil.
Bastidores da Eleição
Othelino disse que há uma semana, o governador Carlos Brandão (PSB) declarou que não vai interferir na eleição da ALEMA, embora reconhecendo que todo governador tem interesse nessa definição. Nos bastidores correm informações de que os irmãos de Carlos Brandão, José Henrique e Marcus, estariam trabalhando pela candidatura de Iracema Vale.
Ela foi prefeita de Urbano Santos e o marido é o mandatário do paupérrimo município de Belágua. Pertencia ao PT que, porém, negou-lhe, na convenção, legenda para ela concorrer a deputada, num gesto que impensado, pois poderia lhe ter garantido mais um deputado estadual.
Decisão do Supremo Tribunal Federal reforça candidatura de Othelino
Iracema foi convidada a ingressar no PSB e acabou como a mais votada no Maranhão, um mistério que até seus pares ainda tentam compreender. Foi com essa bagagem que ela se lançou candidata à presidente da Assembleia Legislativa, mesmo sabendo que Othelino já vinha sinalizando a postura de candidato.
Depois que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram quarta-feira passada, várias Ações Diretas de Inconstitucionalidade, considerando à reeleição de presidente dentro da regra legal, ele passou a trabalhar com mais agilidade seu projeto de candidatura.
O questionamento da reeleição definida pelo STF não diz respeito a ADIN sobre a reeleição de Othelino Neto, mas por se tratar do mesmo tema, o próprio deputado e seus aliados se animaram em tocar o projeto de candidatura.
Fortes emoções marcaram a eleição da Mesa Diretora no ano de 2011
E nunca é tarde lembrar-se que as eleições da ALEMA são carregadas de fortes e surpreendentes desdobramentos, como aconteceu na véspera da eleição de 2011, quando o deputado Ricardo Murad (MDB) era tido como eleito, mas sofreu uma derrotada do colega Arnaldo Melo (PP), apoiado pelo chamado “Bloquinho” e opositores.
Numa manobra pitoresca, mas bem articulada, Arnaldo Melo “sequestrou” 23 deputados que formavam a maioria e os colocou num sítio no bairro Tibiri, onde todos permaneceram “incomunicáveis” por dois dias e duas noites, até o momento da sessão em que ingressaram no plenário, elegeram todos os cargos da mesa diretora, com Melo na presidência.
Murad já havia renunciado na noite anterior, depois de saber que a eleição estava perdida. Agora, Arnaldo Melo é decano da ALEMA tendo sido eleito para o 8º mandato, pelo qual já foi até governador em substituição à governadora Roseana Sarney (MDB).