No dia de votação, Maranhão recebe projeto “Eleições Acessíveis em Libras”
O trabalho se dará através de videochamada por meio de smartphones disponibilizados pela Seção de Serviços Gerais.
Com o objetivo de oferecer e garantir acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva no processo eleitoral, o TRE-MA firmou parceria com Associação Maranhense dos Tradutores, Intérpretes e Guias-Interpretes da Língua de Sinais (AMATILS) através do Projeto “Eleições Acessíveis em Libras”.
Serão disponibilizados – tanto no dia 2 de outubro (1º turno) quanto no dia 30 de outubro (2º turno, caso haja) – serviços de tradução e interpretação de discursos feitos por meio de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
A parceria consiste na oferta de trabalho voluntário a ser realizado por alunos do nível avançado do curso de Libras da AMATILS, que terão a tarefa de fazerem a tradução e interpretação em Libras para eleitores de todo o estado com deficiência auditiva que necessitem ter acesso à comunicação e informação no dia da eleição.
Para ter acesso ao recurso, o eleitor que necessitar deste tipo de atendimento deve procurar o supervisor de prédio ou alguém da Justiça Eleitoral – e este fará a ligação de vídeo com um smartphone, disponibilizado pela Seção de Serviços Gerais, com a câmera voltada para o eleitor.
O intérprete falará em voz alta a necessidade ou dúvida do eleitor; o supervisor ou servidor da Justiça Eleitoral responderá em voz alta e o intérprete fará a tradução ao eleitor.
Os números das linhas telefônicas para videochamadas via WhatsApp são:
Central de Libras 1 – (98)98459-6796;
Central de Libras 2 – (98)98456-7876;
Central de Libras 3 – (98)98456-6395;
Central de Libras 4 – (98)98458-1736.