ELEIÇÕES 2022

Candidatos falam o que dariam de presente para São Luís

Como forma de homenagear a passagem do aniversário de 410 anos, candidatos ao governo revelam o que dariam de presente a Ilha do Amor caso sejam eleitos no dia 2 de outubro.

Candidatos respondem pergunta especial para o quadro toda segunda-feira. (Foto: Reprodução)

Hoje 8 de setembro, São Luís faz 410 anos. E para celebrar a data de fundação da única capital brasileira fundada por franceses, invadida por holandeses, colonizada por portugueses e que traz na formação de seu povo a força e a fé dos indígenas e dos negros, O Imparcial procurou saber dos nove candidatos ao governo do Maranhão, qual a sua mensagem para os habitantes da cidade que permanece com maior número de eleitoras e eleitores. Ao todo são 749.873 aptos a votar em 2 de outubro.

Com uma população estimada em 1 108 975 habitantes, São Luís é o município mais populoso do Maranhão e o quarto da Região Nordeste. Sua área é de 831,7 km², desse total 283 km² estão em perímetro urbano (12ª maior área urbana do país). O município é sede da Região de Planejamento da Ilha do Maranhão (composta pelos 4 municípios localizados na ilha de Upaon-Açu) e da Região Metropolitana de São Luís composta por 13 municípios que totalizam 1.633.117 habitantes.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Luís, segundo dados das Nações Unidas datados do ano 2010, é de 0,768 acima da média brasileira, o 3ª melhor IDH entre as capitais da região Nordeste do Brasil, e 4ª entre todos os 1.794 municípios da região.

A capital maranhense tem um forte setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país.

Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados e bem estruturados para o comércio exterior no país.

Com tantos atributos de uma cidade cosmopolita, O Imparcial também quis saber que “presente”os candidatos ao maior cargo do executivo maranhense pretendem dar à São Luís caso o senhor seja eleito?

CARLOS BRANDÃO

“Minha mensagem é a de confiança – e não poderia ser outra. São Luís é a nossa referência e deve ser também uma referência para todo o Nordeste. Por tudo o que representa, com as lutas travadas por seu povo ao logo de uma história de resistência e de coragem, ao longo destes 410 anos; por sua cultura única; por seu potencial para o turismo; por sua gente trabalhadora e hospitaleira. Nosso governo sempre se dedicou a nossa capital, entendendo sua grandeza. Esta mensagem não é apenas para os eleitores, mas para todos os ludovicenses. Independentemente de quem estiver na gestão municipal, continuaremos trabalhando pelas pessoas. Tanto que neste dia 6 homenageamos a nossa capital com a entrega de inúmeras obras, ações e serviços, em diversas áreas, envolvendo 11 setores de nossa gestão. O governo Brandão tratará São Luís com o cuidado e a atenção que merece. Nossa Ilha é gigante por conta de sua gente e, por essa gente, continuaremos avançando em tudo que conquistamos nos últimos anos”.

EDIVALDO JUNIOR

Tenho um amor muito grande por São Luís. Aqui nasci, iniciei minha trajetória política e construí minha família. Com muita honra fui prefeito da cidade por dois mandatos, duas vezes vereador, além de ter recebido a maior votação em todo o estado para deputado federal. O melhor presente que a nossa querida São Luís pode receber não apenas no dia do seu aniversário é o cuidado, o zelo, com a cidade e as pessoas. Quando fui prefeito fiz isso. Trabalhando com seriedade e amor, promovemos um importante processo de desenvolvimento da capital maranhense. Do Centro à Zona Rural, realizamos obras e ações estruturantes e essenciais ao bem- -estar da população. Urbanizamos mais de 200 bairros e asfaltamos mais de 5 mil ruas, implantamos mais de 100 km de drenagem profunda, construímos mais de 200 praças, entregamos mais de 17 mil habitações populares, colocamos luz de LED nas avenidas e iluminação nova nos bairros, fizemos pontes, intervenções de trânsito, vias interbairros, ecopontos, entre muitas outras obras. Reformamos hospitais, postos e centros de saúde, além da reforma e construção de escolas e creches e de equipamentos da rede de assistência social. Levamos desenvolvimento para o campo garantindo apoio técnico, infraestrutura, entrega de equipamentos, insumos e a oferta de capacitação para as famílias. Cuidamos do nosso patrimônio com o maior pacote de obras para a recuperação do nosso Centro Histórico. Também cuidamos e acolhemos os mais vulneráveis por meio das políticas de assistência social. Esses e muitos outros investimentos deixaram São Luís mais bonita e atrativa, além de gerar emprego e renda para a população. Como governador, São Luís continuará a ter a atenção especial que sempre teve, por ser a capital do nosso estado e um dos nossos principais polos culturais, turísticos e industriais, recebendo obras e investimentos para que continue se desenvolvendo com dignidade e qualidade de vida para todos

ENILTON RODRIGUES

“São Luís, ilha do Amor, a Jamaica Brasileira cidade de gente que faz acontecer. Nosso governo vai presentear a capital maranhense com mais investimento na cultura, reestruturação do museu do reggae, ciclovias em todas as grandes avenidas da cidade para dar mais mobilidade e saúde para seu povo, praças públicas arborizadas, ferry com gestão do estado, parceria com a prefeitura para ter uma frota de ônibus novos com conforto e segurança para quem usa o transporte público. Revitalização de todo o centro histórico, em uma parceria do nosso futuro governo com a prefeitura e o futuro governo do presidente Lula. Como governador do Maranhão, vamos trabalhar para que as praias de São Luís tenham balneabilidade e esgotamento sanitário, além de proteger nos manguezais e rios da grande ilha que estão sendo alvo de degradação e assoreamento. Enfim, trabalharemos por uma cidade com mais acessibilidade e transporte público com qualidade para o povo se sentir bem e feliz com para que possa aproveitar com muita intensidade a beleza da capital dos maranhenses”

FRANKIE COSTA

“O candidato ao governo do estado, Frankle Costa, deseja um feliz aniversário para a grande São Luís. Cidade que é patrimônio histórico da humanidade, terra natal da camarada Maria Aragão, que militou muitos anos pelo velho partidão. Junto com a classe trabalhadora vamos construir o Poder Popular rumo ao socialismo para transformarmos numa cidade da abundância, da fraternidade e da felicidade humana”.

HERTZ DIAS

“Quando a classe dominante do Maranhão faz alusão a fundação de São Luís se referindo a França, isso expressa o complexo de colonizado que a mesma tem em relação ao Europa, aos mesmo tempo que é extremamente violenta e arrogante com os negros e indígenas do seu próprio estado. Durante muito tempo chamar São Luís de Jamaica Brasileira era considerada um insulto. Construíram esse “mito fundador” quando Portugal entrou em decadência e a França se transformava numa das maiores potências econômicas e militar do mundo. Os franceses se limitaram a fundar um forte aqui com pretensões militares, sem grandes propósitos de colonizar, habitar, edificar de fato uma colônia em solo maranhense. Na verdade, São Luís é uma cidade originalmente indígena, que foram exterminados, construída a ferro e fogo com o suor e sangue dos africanos, ambos apagados pelo versão burguesa da história, história essa que temos que reavivar para que não se repita como tragédia. Deste modo, o maior presente que poderíamos oferecer a nossa linda São Luís, seria colocá-la sobre o controle daqueles que produziram e continuam produzindo as suas riquezas, mas que do acesso delas são excluídos, ou seja, indígenas, negros e os brancos da classe trabalhadora. Parabéns, ilha rebelde!!”

JOAS MORAES

“Começo minha homenagem à São Luís, capital do meu Estado do Maranhão, com essa poesia da Cecília Meireles, que inicia assim: ‘Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.’ Aprender a olhar de dentro dos sobrados ludovicenses através de uma janela nos leva a refletir e pensar que São Luís é tão bela assim e que precisa de mim. A força do povo ludovicense está na expressividade dos sotaques do bumba meu boi, na malemolência rítmica do reggae e nos diversos ritmos do cotidiano, com características arquitetônicas europeia, com o vigor e a religiosidade do negro e com a exuberância cultural do indígena nativo, o Maranhão sempre foi e continuará sendo berço de Heróis. E nossa São Luís, a nossa Atenas Maranhense, se mostra ao mundo no auge de seus 410 aninhos. Quero e almejo a volta do gorjear das aves maranhenses, para que possa esperançar por uma São Luís prospera, bela e pulsante. Parabéns minha linda São Luís”.

LAHÉSIO BONFIM

“São Luís foi a quarta cidade mais importante do Brasil no século XIX. E todo aquele ambiente de riqueza, emprego e prosperidade nasceu de uma visão empreendedora, onde o investimento intelectual se transformou em ganho material. Nosso grande presente à São Luís será resgatar nossas raízes empreendedoras e trabalhar muito para garantir uma cidade cada dia mais inteligente, amiga do meio ambiente, parceira da iniciativa privada, atraente para novas empresas, acolhedora para os turistas e geradora de emprego e renda para os ludovicenses. No meu governo, vamos trabalhar em parceria com a prefeitura da capital e avançar na solução de problemas históricos, investindo no saneamento básico da ilha, na construção de mais casas populares, na ampliação do ensino técnico de qualidade, na mobilidade urbana, na cultura e na segurança. Um jeito novo de governar. Em parceria com os prefeitos, valorizando os funcionários públicos, cobrando resultados, combatendo a corrupção e trazendo a iniciativa privada para junto do governo. Esse é o nosso presente para São Luís e para todos ludovicenses. Parabéns, São Luís pelos 410 anos.”

SIMPLÍCIO ARAÚJO

“Continuarei trabalhando para a geração de emprego e renda na nossa Ilha. Durante minha atuação fiz muito por São Luís, como a atração de diversos investimentos e geração de milhares de empregos, além de ter defendido a atualização Plano Diretor de São Luís, que vai impactar diretamente na atração de mais empresas e na geração de mais postos de trabalho. Quando a ALUMAR anunciou lá atrás 500 demissões, imediatamente busquei uma solução, e viabilizei a implantação do Novo Distrito Industrial de São Luís, que hoje gera milhares de empregos. Se eleito governador, vou buscar descomplicar a vida do empreendedor, zerando a burocracia, extinguindo procedimentos regulatórios inócuos e ineficientes, investindo em tecnologia e mais que isso, gerando estímulos e incentivos para que se crie uma ambiência favorável ao empreendedorismo na capital. Vou implantar o programa Praças de Comércio em vários bairros da cidade, como no Coroadinho e na região do Itaqui-Bacanga, que são verdadeiras potências econômicas. Vou incentivar a qualificação da força de trabalho, com vistas ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico. Além disso vou implantar um cartão para facilitar o usuário do transporte público a se locomover para trabalhar ou estudar e também se alimentar. Implantaremos um banco digital com oferta de crédito a quem deseja abrir seu próprio negócio ou precisa limpar seu nome. Vamos ainda gerar condições para criação, expansão e fixação de empresas inovadoras, desenvolvendo finalmente o parque tecnológico de São Luís. Meu compromisso é com mais gestão e menos politicagem, para que juntos, possamos trazer mais desenvolvimento, mais empregos, mais alegria e cuidar melhor do nosso povo”.

WEVERTON ROCHA

“Tenho trabalhado em parceria com o prefeito Eduardo Braide, enviando recursos para São Luís e atuando como senador para ajudar a cidade. Como governador, vou fazer uma parceria ainda mais estreita pela nossa capital. A prioridade é melhorar os serviços e as condições de vida da população. Serei um governador que ajudará São Luís com obras necessárias e estruturantes, como saneamento básico, ampliação de moradias para a população de baixa renda, geração de novos postos de trabalho e modernização da malha viária. Investimentos que precisam da participação do estado ou do apoio e articulação do governador para captação de recursos e financiamento, inclusive de organismos internacionais. São Luís tem um bom prefeito e terá um governador parceiro, que trabalhará com Braide pela população e pelo crescimento da cidade”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias