ELEIÇÕES 2022

Brandão pode vencer no primeiro turno, aponta Econométrica

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 a 20 de Setembro de 2022.

A solenidade será conduzida pelo próprio Brandão. (Foto: Divulgação)

A nova pesquisa O Imparcial/Econométrica para o governo do Maranhão nas eleições 2022, aponta o governador Carlos Brandão, do PSB, liderando na estimulada, em primeiro lugar as intenções de voto com 47,4%, seguido do candidato Lahesio Bonfim (PSC) que ficou em segundo lugar com 21,9%.

Na terceira colocação, o senador Wevertn Rocha (PDT) pontuando com  18,2%, seguido de Edivaldo Holanda Jr (PSC) em quarto lugar com 4,3%.

Ainda na pesquisa estimulada 0,2% dos eleitores responderam que votariam  para governador do estado no candidato Enilton Rodrigues (PSOL). Já outros 0,1% votariam em Joas Moraes (DC), Heztz Dias (PSTU) e Simplicio Araújo (SD). Nenhum deles registrou 4,5% e Não sabe/ não responderam 3,3%.

Em relação aos votos válidos, a pesquisa aponta possível vitória no primeiro turno com Carlos Brandão com 51,4 %;  o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim  em segunda posição com 23,7%; o senador Weverton Rocha em terceira colocação com 19,7; o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior 4,6%; o psolista Enilton Rodrigues com 0,2% e empatados com com 0,1% Joas Moraes, Hertz Dias e Simplicio Araújo.    

A pesquisa com o número de identificação: MA-04251/2022 com data de registro: 20/09/2022 e divulgação: 26/09/2022 foi realizada entre os dias 16 a 20 de Setembro de 2022. Foram realizadas 1.500 entrevistas. O erro amostral foi de 2,5% com um intervalo de confiança de 95%.

Já em um primeiro cenário de um segundo turno na eleição para governador do Maranhão em confronto, entre o governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha, a pesquisa mostra que o pesebista Brandão venceria com 53,7% dos votos contra o pedetista Weverton com 30,5%. A pesquisa revela ainda que 9,7% não votaria em nenhum deles e que 6,0%não sabem/não responderam em quem vão votar.

A pesquisa também mostra caso haja um confronto no segundo turno entre Carlos Brandão e Lahesio Bonfim, Brandão pontuaria em primeira colocação com 56,8% contra 30,3% de Lahesio. Nenhum deles registrou 6,7% e não sabe/não responderam registrou 6,2%.

Em uma terceira hipótese de um segundo turno para governador do Maranhão  em um com, entre Lahesio Bonfim e Weverton Rocha, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes venceria com 36,9% contra 36,5% do senador pedetista. Não votariam de jeito nenhum.  Não votariam de jeito nenhum registrou 15,3%  e 11,3% não sabe/não responderam.

  

Como fica cenário de rejeição

A pesquisa Econométrica/O Imparcial, também aferiu o grau de rejeição dos candidatos ao governo do estado.

Ao serem questionados: “Se a eleição para Governador do Estado fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum?”, o senador Weverton Rocha lidera o cenário com 28,5%, seguido do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim 26,5%.

O governador Carlos Brandão aparece em terceiro lugar com 25,7%, seguido por Edivaldo Holanda Jr com 15,2%; pelo ex-secretário da indústria, comércio e energia do Maranhão Simplício Araújo com 9,3%; Hertz Dias com 8,9%; o engenheiro florestal, Enilton Rodrigues com 2,9%; o professor Joas Moraes com 2,2%, o servidor público Frankie Costa com 1,8% e não votariam neles registrou 3,6% e 16,8, além de não sabe/não responderam.

A pesquisa de opinião pública Econométrica/O Imparcial, também quis saber dos eleitores o seguinte cenário: “Independente de sua preferência, quem você acha que vai ganhar a eleição para Governador do Estado?”.

O resultado revela que o governador Carlos Brandão lidera em primeiro lugar com 54,3%; seguido de Weverton Rocha com 16,9% e em terceira colocação Lahesio Bonfim com 11,0%, ficando em quarto lugar, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior com 1,4%. E não sabe/não responderam pontuou 16,4%.

Corrida para o senado

A pesquisa estimulada O Imparcial/Econométrica, também quis saber a seguinte situação: “Se a eleição para Senador fosse hoje e se os candidatos fosses estes, em quem o sr(a) votaria?”.

Neste cenário o ex-governador Flávio Dino venceria com 56,1% das intenções de voto, seguido do senador Roberto Rocha (PTB) com  27,6%, e, em terceiro  lugar,  ficaria o Pastor Ivo Nogueira com 2,9%.

Já a quilombola Antonia Cariongo, única mulher a concorrer a vaga ao senado federal neste pleito ficaria na quarta colocação com 0,5% e Saulo Arcangeli na quinta posição com 0,3%. Um total de 4,8%  responderam que não votariam em nenhum deles e não sabe/não responderam pontuou 7,9%.

Já o índice de rejeição para o senado federal revelou de que forma os eleitores reagiram ao serem questionados: “Se a eleição para senador fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum?”, mostrou o senador Roberto Rocha 29,5% de aversão, seguido do ex-governador Flávio Dino com 29,1%, e, em terceiro, o pastor Ivo Nogueira com 20,3%.

Já Antonia Cariongo aparece com 11,8% e Saulo Arcangeli com 10,2%. Não votaria neles registrou  4,9% e não sabe/não responde 16,9%.

Vale ressaltar que O Imparcial/Econométrica realizou 1.500 entrevistas e os locais onde ocorreram a pesquisa foram os seguintes municípios maranhenses: Bacabal, Pinheiro, Barra do Corda, Barreirinhas, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, Viana, Tuntum, Santa Rita, Arame, Santa Helena, Dom Pedro, Penalva; Sítio Novo, Icatu, Gonçalves Dias, Anajatuba, Joselândia,  Bequimão, Lima Campos, Morros, São Luís, Paulino Neves, Timon, Mirinzal, Caxias Santo Amaro do Maranhão, Codó, Presidente Vargas, Araioses, Imperatriz, Matões, Açailândia, Parnarama, Santa Inês, Urbano Santos,  Santa Luzia, Timbiras, Buriticupu Buriti ,Zé Doca; Pastos Bons, Pindaré-Mirim, São Benedito do Rio Preto, Vitorino Freire, Anapurus, Alto Alegre do Pindaré, Magalhães de Almeida, Paulo Ramos, Turilândia, Governador Edison Lobão, Senador La Rocque, Davinópolis, Balsas, Estreito Sul, Porto Franco e Riachão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias