Ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher promovidas pela Câmara de São Luís
Dia 08 haverá ação social pela manhã; dia 09, a partir de 19h30, acontecerá a live “As diversas faces da violência contra as mulheres: precisamos falar sobre isso”.
As homenagens às mulheres na Câmara de São Luís acontecerão por meio de uma programação que contemplará dois dias de atividades. No Dia Internacional da Mulher (08), a Casa Legislativa realizará, de 8h às 13h, ação social que beneficiará as servidoras do parlamento municipal com serviços da área de saúde e apresentação teatral alusiva à data.
Já no dia 09, a partir de 19h30, acontecerá a live “As diversas faces da violência contra as mulheres: precisamos falar sobre isso” no perfil “@camaraslz” do Instagram.
A ação social
A ação social será desenvolvida por meio de uma ação conjunta dos gabinetes da vereadora Concita Pinto (PC do B), que é procuradora da Mulher, e do vice-presidente da Casa, Gutemberg Araújo (PSC). A abertura do evento será às 8h, na Sala de Reuniões da Casa Legislativa, e contará com a presença de líderes comunitárias e autoridades convidadas pela vereadora Concita Pinto.
“Sempre defendi as causas femininas e, como procuradora da Mulher da Câmara de São Luís, jamais esquecerei do Dia Internacional das Mulher. Este é um dia que relembra toda a nossa luta pela igualdade de direitos e conquistas que já obtivemos. Também é um dia de renovação das nossas lutas por aquelas que ainda sofrem na sociedade”, destacou a procuradora da Mulher
Já o vereador Gutemberg Araújo explicou que o objetivo da atividade é dar reconhecimento às mulheres que desenvolvem atividades na Câmara de São Luís. “A ação será realizada em conjunto e visa reconhecer a importância de todas as mulheres da Câmara, tanto vereadoras quanto servidoras, pois elas realmente fazem esta Casa acontecer”, explicou.
No dia dedicado às homenagens para as mulheres, estarão disponíveis os seguintes serviços às servidoras da Câmara: consultas com clínico geral, ginecologista e dentista; serviços de vacinação e nutrição; distribuição de preservativos; aferição de pressão e glicemia; testes de Covid-19, hepatite e HIV; além de serviços de estética e medicação básica.
São parceiros na realização da ação social as seguintes organizações: Associação Médica do Maranhão (AMB – Maranhão), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Universidade Ceuma, Universidade Estácio de Sá e Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Live em homenagem ao dia das mulheres
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de São Luís também realizará a live “As diversas faces da violência contra as mulheres: precisamos falar sobre isso”, a partir de 19h30 do dia 09 no perfil “@camaraslz” do Instagram.
O evento terá como moderadora a assistente social da Casa, Karoline Rocha. A convidada a desenvolver o tema é a advogada Priscyla Freitas. Ela é graduada em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado da Mulher, especialista em Direito do Estado e Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio), Compliance (Insper/SP e IACA/Áustria) e pesquisadora do Lidera.
“Mesmo com alguns avanços, o que ainda se percebe é um constante preconceito de gênero e muitos desafios a serem enfrentados diariamente pelas mulheres. Um deles, sem dúvida, é a violência. Para combater esse mal, precisamos de mulheres cada vez mais informadas e alertas. Por isso, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foi pensada esta live”, explicou a relações públicas da Casa, Clarissa Soares.
Para Clarissa é preciso cada vez ais discutir o tema. “Entendemos que quanto mais se fala sobre a violência contra as mulheres, seja física, sexual, psicológica ou moral, mais a sociedade percebe a importância de se envolver com o tema e agir contra qualquer agressão”, reitera.
A realização da live integra ações da Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional; do Setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia; e do Departamento Médico de Assistência aos Servidores, por meio do Serviço Social.