HOMENAGEM

Assembleia entrega título de ‘Cidadão Maranhense’ a Nelsinho Piquet

Solene foi realizada nesta sexta-feira (17).

(Foto: Elias Auê/Agência Assembleia)

O empresário e piloto de corridas Nelson Ângelo Piquet, o Nelsinho Piquet, filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, em sessão solene realizada nesta sexta-feira (17), com o título de ‘Cidadão Maranhense’, outorgado por meio do Projeto de Resolução Legislativa 21/2021, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB).

O parlamentar justificou a propositura destacando que Nelsinho Piquet teve seu primeiro vínculo com o Maranhão aos 10 anos de idade, quando seu pai esteve em Imperatriz participando de uma corrida de Kart. Aos 13, ele fez uma viagem de quadriciclo de Fortaleza até Barreirinhas, identificando-se, definitivamente, com o estado.

“Nelsinho apaixonou-se pelo Maranhão e construiu sua primeira casa em Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses. Sua presença fez com que a região passasse a chamar a atenção de figuras internacionais ilustres, como o campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton. Ele propaga o nome do Maranhão para o mundo. Além disso, desenvolve ações em defesa do meio ambiente e dos animais”, disse Duarte Júnior.

Paixão 

Na cerimônia, Nelsinho Piquet contou que passa a maior parte do tempo em sua residência de Santo Amaro e já conquistou amigos na cidade. Ele revelou que se apaixonou à primeira vista pelas belezas exuberantes e naturais do Maranhão. “Sou um defensor do meio ambiente e dos animais. Espero que, em breve, tenhamos uma clínica veterinária naquela região”, disse.

Componente da mesa de honra da solenidade, o desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho disse ser amigo e vizinho de Nelsinho Piquet em Santo Amaro. Para ele, a Assembleia Legislativa presta uma justa homenagem ao piloto. “Nelsinho é uma figura de destaque nacional e que vem demonstrando amor pelo Maranhão. Pela força do seu nome e talento, acaba se transformando em um publicitário daquele polo turístico maranhense”, enfatizou.

O deputado Fábio Braga (Solidariedade) destacou que Nelsinho Piquet honra o Maranhão com esse título. “Ele merece e se torna um ilustre conterrâneo, uma vez que propaga o nosso turismo internacionalmente e a custo zero”, frisou o parlamentar.

Trajetória 

Nelson Ângelo Piquet nasceu em Heidelberg, na Alemanha, quando seu pai disputava o circuito de Fórmula 1 naquele país. Com o automobilismo no sangue, deu continuidade à tradição da família, iniciando a carreira no kart sul-americano e obtendo sucesso imediato na F3 sul-americana, que venceu em 2002.

Depois, mudou-se para a Europa, onde conquistou o Campeonato Britânico de F3, em 2004. Graduou-se na GP2, em 2005, terminando como vice-campeão em 2006, após batalhar a temporada com Lewis Hamilton. Entrou na F1 em 2008, ao lado de Fernando Alonso, onde suas performances, incluindo um segundo pódio no GP da Alemanha, ajudaram a equipe a garantir a quarta posição no Campeonato de Construtores. Em 2009, continuou com a equipe.

A partir de 2010, deu continuidade à carreira nos Estados Unidos, na Nascar, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer uma corrida de primeira linha nessa associação automobilística. Atualmente, ele compete na Stock Car.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias