Reunião entre presidente e dirigentes unifica PT do Maranhão
A condução do PT com uma pauta comum foi o tema sobre qual os dirigentes se debruçaram para construir o consenso.
Na manhã desta segunda-feira (28), em reunião na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), algumas das principais lideranças do partido selaram uma aliança em torno de projetos táticos, estratégicos e eleitorais, em especial quanto à sucessão do governador Flávio Dino em 2022, ao enfrentamento do governo Bolsonaro e à construção da candidatura de Lula à presidência.
Estavam presentes nesse encontro histórico o presidente Augusto Lobato, os deputados Zé Inácio e Luiz Henrique Lula da Silva, o vice-presidente Francimar Melo, e o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, que juntos representam mais de 70% dos filiados do PT nas instâncias de representação e decisão partidária.
A condução do PT com uma pauta comum foi o tema sobre qual os dirigentes se debruçaram para construir o consenso. O presidente Lobato, com a iniciativa, une o PT e com isso fortalece a legenda para 2022.
O deputado Zé Inácio, líder do partido na Assembleia, afirma que “o PT pleiteará em conjunto espaços na chapa majoritária do grupo comandado pelo governador Flávio Dino” e também apresenta alternativas políticas para o cenário local e nacional.
Para o secretário Chico Gonçalves, um dos mais notórios e destacados petistas no governo, que também integra o grupo que se consolida, considera que esse foi um dos mais importantes passos na direção da unidade do PT, criando sinergia e convergência para o partido.
Segundo o deputado Luiz Henrique Lula da Silva, “o PT está deixando de falar por suas partes, tão presentes na história recente, para falar por seu todo, para dentro e para fora do partido”.
PED ficou no passado
Outro importante passo dado foi a pacificação do comando da sigla. Lobato e Francimar estão unificados em torno da presidência do PT no estado. Augusto Lobato conduzirá a presidência até o início de 2022, quando passará o bastão para Francimar Melo.
A unidade com certeza fará com que o PT saia mais fortalecido para a corrida eleitoral de 2022. A meta é conquistar a maior bancada da história do PT no estado, com a eleição de 4 deputados estaduais e pelo menos 2 ou 3 parlamentares federais, além de participação na chapa majoritária do grupo do Governador Flávio Dino, para fortalecer o palanque da eleição de Lula no Maranhão.
Visita de LULA ao Maranhão
O grupo também iniciou tratativas para a organização da visita do presidente Lula ao Maranhão. A data da vinda do presidente ainda será definida pela executiva nacional do PT, da qual fazem parte o deputado Luiz Henrique Lula da Silva e Cricielle Muniz, membro da executiva nacional do PT. Além disso, a agenda também está sendo articulada pelo Deputado Federal Zé Carlos. A expectativa é que a visita aconteça na segunda quinzena de julho.