ELEIÇÕES 2022

Lula vem ao Maranhão no segundo semestre

Caravana do ex-presidente percorrerá cinco estados do Nordeste, entre eles o Maranhão, apesar de ainda não ter data definida. Anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino.

A cerimônia de posse será no dia 1º de janeiro de 2023. (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deverá vir ao Maranhão até o final do segundo semestre. O anúncio foi feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), na última segunda-feira (14), à Rádio Bandeirantes durante entrevista sobre a sua possível saída do partido comunista para se filiar ao PSB com vistas as eleições de 2022.

Flávio Dino que aguarda a tramitação na Câmara dos Deputados do projeto que cria as chamadas federações partidárias pode concorrer a uma vaga ao Senado Federal, embora haja, dependendo das articulações políticas com diferentes forças partidárias, a possibilidade de sair como vice de uma eventual chapa majoritária com o ex-presidente Lula (PT) à presidência. Mas por enquanto, Dino trata o assunto com cautela.  “Tenho falado com Lula, mas jamais sobre isso. Esse debate é para 2022. Na semana passada mesmo conversamos sobre uma viagem que ele fará ao Maranhão, mas nada nesse sentido. Tenho cuidado dessas emergências da pandemia. E tenho trabalhado mais com a ideia de pré-candidatura ao Senado. Essa é a tendência mais forte.”, disse o governador do Maranhão.

Sobre sua filiação ao PSB, o ainda comunista afirmou que não tem nada certo, pelo menos por ora. “Estou vendo ainda. Tem que definir antes as regras jurídicas da eleição. Na semana passada houve uma votação na Câmara de um projeto que cria as federações partidárias, permitindo a união de partidos. Vamos esperar essa votação para definir. Não há muita agonia porque temos prazo, mas a questão principal é essa: convergir, unir e ver quais são as regras do jogo. [A ida ao PSB] é uma possibilidade, ainda não é uma decisão”, explicou Dino.

Lula vai visitar cinco estados do Nordeste. O petista vai visitar a Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. As datas ainda estão sendo definidas, porém há especulações de que o início da viagem deve começar entre o fim deste mês e o início de julho. Para evitar aglomerações, o PT está organizando apenas reuniões pequenas. Não está previsto nenhum evento aberto ao público. O objetivo é a retomada de contatos visando a construção de alianças para a eleição de 2022.

A última vez que o ex-presidente Lula esteve no Maranhão foi em setembro de 2017 pela caravana Lula Pelo Brasil, onde participou de um ato político na cidade de Timon e em seguida viajou para São Luís onde cumpriu agenda participando de uma visita na Casa Ninar, no bairro do Calhau e de um ato público na Praça Pedro II, no Centro Histórico de São Luís onde reuniu milhares de pessoas, aliados e militantes do Partido do Trabalhadores.  

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias