Marreca Filho justifica gasto de combustível
Marreca Filho disse que perdeu ou rasgou as notas fiscais que comprovariam a regularidade dos abastecimentos
O líder da Bancada do Maranhão, deputado federal Marreca Filho (Patriotas), foi citado em uma reportagem no Fantástico, da TV Globo, no último domingo (18), como um dos parlamentares do país que mais gasta verba federal com gasto de combustível. De acordo com o levantamento feito pelo Observatório Político e Socioambiental (OPS), Marreca Filho teria abastecido 1.180 litros de combustível em apenas um único dia, no dia 21 de dezembro de 2019.
Segundo os dados levantados, de janeiro de 2019 a dezembro de 2020, os deputados federais gastaram juntos R$ 367.916.285,02. Em combustíveis, foram mais de R$ 27 milhões. Em sua defesa, Marreca Filho disse ao Fantástico que perdeu ou rasgou as notas fiscais que comprovariam a regularidade dos abastecimentos.
Em nota, o deputado federal justificou que, “a matéria que aborda as prestações de contas sobre abastecimentos ressarcidos pela cota parlamentar na Câmara dos Deputados, dá a entender que o deputado Marreca Filho, errou na prestação de contas. No entanto, essa afirmação feita nas entrelinhas, é equivocada. Não há erro algum. A nota fiscal é compatível com o uso de que a Câmara dos Deputados admite para cada parlamentar. A norma que regula o uso da verba permite que os gastos feitos com o combustível durante um único mês seja consolidados em uma única nota, que foi o que ocorreu no caso citado”, diz um trecho do documento.
Marreca Filho justifica ainda no comunicado oficial que, “a nota oficial se refere ao consumo inteiro do período de aproximadamente de um mês compreendendo todo o trabalho da assessoria política do deputado e de seu gabinete, o que também é permitido legalmente. É preciso ressaltar que um bom trabalho parlamentar depende de contato direto com a população”, justificou o parlamentar maranhense.
O levantamento feito o levantamento feito pelo Observatório Político e Socioambiental identificou, além de Marreca Filho outros quatro parlamentares do Maranhão que abusaram do dinheiro público com combustível que não foram citados na reportagem do Fantástico. Vale ressaltar que o Observatório Político e Socioambiental, é um instituto sem fins lucrativos, independente e sem ligações político-partidárias e que tem por finalidade auxiliar a sociedade civil na fiscalização de gastos públicos, promoção da defesa e da boa gestão do patrimônio e do orçamento públicos, promoção gratuita da educação visando capacitar o cidadão a exercer seus direitos de agente fiscalizador, promoção do voluntariado, criar e manter mecanismos tecnológicos que auxiliem o cidadão na tarefa de fiscalizar gastos públicos e promover denúncias aos órgãos competentes de irregularidades encontradas no serviço público.