Deputados votam por privatizar os Correios
Deputados federais maranhenses aprovam urgência para projeto que autoriza setor privado a explorar serviços postais. Confira como foi o voto de seu parlamentar.
A maioria da bancada federal maranhense votou a favor da aprovação do regime de urgência para o Projeto de Lei 591/21, que autoriza a exploração dos serviços postais pela iniciativa privada, inclusive os prestados hoje, em regime de monopólio, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), estatal 100% pública.
Dos 18 parlamentares federais maranhenses, 12 foram a favor e 3 foram contra. A aprovação aconteceu na última terça-feira (20), sendo que 280 votaram a favor da admissibilidade e 180 parlamentares se manifestaram contra. Pela proposta, de autoria do Poder Executivo, a União manterá para si os serviços mais básicos, como encomendas simples, cartas e telegramas (o chamado “serviço postal universal”).
O deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA) usou sua rede social para justificar seu voto contrário ao Projeto de Lei. “Votei ‘NÃO’ ao pedido de urgência do PL que vende o Correios. Estamos falando de uma empresa lucrativa e estratégica para o desenvolvimento do Brasil, e nada justifica o pedido de urgência. A urgência do Brasil é por vacina, kits entubação e de comida”, ressaltou o parlamentar. Também votaram contra texto do projeto de lei que dificulta a prisão de parlamentares, os deputados federais maranhenses Hildo Rocha (MDB-MA), e Zé Carlos (PT). Os nomes dos parlamentares João Marcelo (MDB-MA), Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Juscelino Filho (DEM-MA) não aparecerem nem entre o “Sim” e o “Não”, e até o fechamento desta edição não conseguimos confirmar se participaram da sessão ou se não compareceram à mesma.
Os deputados aprovaram ainda a urgência para o Projeto de Lei 468/19, do deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr (PP-RJ), que institui o Cartão Nacional de Vacinação On-Line, vinculado ao CPF do paciente e com acesso disponível em todas as unidades de saúde instaladas no Brasil.
VEJA COMO VOTARAM OS PARLAMENTARES MARANHENSES:
- Aluisio Mendes (PSC-MA) – Sim
- André Fufuca (PP-MA) – Sim
- Bira do Pindaré (PSB-MA) – Não
- Cleber Verde (Republican-MA) – Sim
- Dr. Gonçalo (Republican-MA) – Sim
- Edilazio Junior (PSD-MA) – Sim
- Gastão Vieira (PROS-MA) – Sim
- Gil Cutrim (Republican-MA) – Sim
- Hildo Rocha (MDB-MA) – Não
- João Marcelo (MDB-MA)
- Josimar Maranhãozinho (PL-MA)
- Josivaldo JP (Podemos-MA) – Sim
- Junior Lourenço (PL-MA) – Sim
- Juscelino Filho (DEM-MA)
- Marreca Filho (Patriota-MA) – Sim
- Pastor Gil (PL-MA) – Sim
- Pedro Lucas Fernan (PTB-MA) – Sim
- Zé Carlos (PT-MA) – Não