Checamos as acusações no debate da Difusora
Checamos algumas acusações que repercutiram nas redes sociais sobre o debate realizado no último sábado (31) na TV Difusora
Como já é de costume durante os debates acerca da prefeitura de São Luís, alguns candidatos costumam levantar temas polêmicos e proferir acusações aos demais candidatos. No último debate, ocorrido no sábado (31), algumas dessas acusações repercutiram nas redes sociais e a equipe de O Imparcial foi checar.
YGLÉSIO MOYSES E DUARTE JUNIOR:
Durante a rodada de perguntas diretas o candidato Yglésio Moyses (PROS), aos 00:45 do vídeo abaixo, questionou o candidato Duarte Junior (REPUBLICANOS) sobre as suas propostas para a juventude negra e LGBT.
Nas diretrizes de governo, em seu site, não foi encontrada a resposta sobre esse questionamento.
Em nota, a assessoria do Candidato Duarte afirmou que: “Vamos dar continuidade a políticas que beneficiem aqueles mais esquecidos ou invisíveis pela sociedade e poder público, seja a comunidade LGBT, negros, sempre com um olhar mais atencioso para os que mais precisam. A exemplo do seletivo que realizamos no PROCON, para pessoas trans ingressarem como servidoras públicas. E, claro, daremos continuidade. Por meio do ProUni Municipal, vamos também propiciar esses públicos com cotas para o ingresso ao ensino superior. No entanto, não serão ações que vão se resumir em uma ou outra de forma isolada. Pelo contrário, reitero que as nossas ações serão predominantemente direcionadas para aqueles que mais precisam durante toda a nossa gestão, a qual terá como característica políticas públicas de inclusão social.
FRANKLIN DOUGLAS (PSOL) E EDUARDO BRAIDE (PODE):
Aos 30:33, Franklin Douglas afirmou que Braide pode ter votado a favor do Fundeb, mas que seu partido inteiro votou contra.
Fomos verificar, dos 10 deputados do PODEMOS que votaram na Sessão Deliberativa Extraordinária (virtual), no dia 21 de julho de 2020, todos os deputados do PODEMOS foram favoráveis ao novo fundeb.
RUBENS JUNIOR (PCdoB) E EDUARDO BRAIDE (PODE):
Aos 02:17, o candidato Rubens Junior relatou que a afirmação de Braide de que não votava contra o povo era mentira, e lembrou que o candidato Braide votou sim na Minireforma trabalhista.
Fomos verificar e dos 9 deputados representantes da bancada maranhense, com exceção de Bira do Pindaré e Márcio Jerry, os demais votaram sim, incluindo Eduardo Braide.