Câmara de São Luís aumenta o número de vereadoras
O aumento pode ser visto como uma resposta aos movimentos feministas, entre eles o mais recente no caso da blogueira Mariana Ferrer
Com três vereadoras eleitas em 2016 com mandato até o final de 2020, Bárbara Soeiro (PSC), Concita Pinto (PCdoB) e Fátima Araújo (PCdoB), a Câmara Municipal terá em 2021 cinco vereadoras.
São elas: Concita Pinto (PCdoB), Fátima Araújo (PC0doB), Karla Sarney (PSD), Rosana da Saúde (REPUBLICANOS) e Silvana Noely (PTB), além do Coletivo Nós (PT), que tem três mulheres e três homens.
Ao analisarmos o número de candidatos, podemos afirmar que a Câmara terá em 2021 16,12% de sua composição feita por mulheres, o que era 9,67% até então. Ao considerarmos também o Coletivo Nós, que tem em suas propostas a de representatividade e paridade entre os gêneros, pode-se considerar que agora temos 19,35% de mulheres na Câmara Municipal de São Luís.
O crescimento dos dados ainda não consegue traduzir uma representatividade feminina satisfatória, já que no último senso IBGE realizado em São Luís, em 2010, estimou-se que as mulheres eram a maioria na capital, com mais de 539 mil, o que corresponde a aproximadamente 53% da população.
No entanto, esse aumento pode ser visto como uma resposta aos movimentos feministas, entre eles o mais recente no caso da blogueira Mariana Ferrer.