O que há por trás de cada slogan dos candidatos a prefeito para conquistar São Luís
Com duas desistências – Adriano Sarney (PV) e Carlos Madeira (Solidariedade) – ao todo, são 10 postulantes ao cargo e todos fazem uso do recurso publicitário nas campanhas deste ano
SÃO LUÍS – Desde que teve início, em 27 de setembro, a campanha das eleições municipais de 2020 em São Luís tem sido bastante marcada por performances baseadas em estratégias de marketing digital para conquistar o público ludovicense. No início, eram 12 candidatos; agora, depois de duas desistências – Adriano Sarney (PV) e Carlos Madeira (Solidariedade) – os outros candidatos a prefeito de São Luís aproveitam as redes sociais para se aproximar dos eleitores e divulgam intensamente seus slogans para chamar a atenção do eleitorado.
Do uso de hashtag – também presente em diversas postagens no período da pré-campanha – à citação da própria cidade no slogan, as chamadas tentam buscar uma aproximação ao eleitor maranhense.
Slogan como marca
Para o publicitário Marcelo Guimarães Rios Mendes, 32, o slogan faz parte de uma cadeia na construção de qualquer marca, seja ela de produtos ou serviços. Para ele, o recurso “é algo que identifica um negócio, um profissional, com uma palavra ou frase de fácil memorização, caracterizando fielmente o que é o propósito envolvido no negócio”.
“O slogan é uma expressão utilizada por grandes marcas, empresas de um modo geral, porém, também bastante utilizada no âmbito político. Muitos políticos adotam a estratégia de ter um slogan para suas campanhas, dando seguimento na estratégia de vender suas ideias, de comunicar para seu público, mostrando algo que realmente poderá fazer caso for eleito”, analisa o especialista.
Jogo de palavras
A professora de Língua Portuguesa, Bruma Leão, fez uma análise semântica das escolhas desses slogans pelos candidatos. Para ela, “na época das eleições, os candidatos criam slogans com discursos persuasivos, efeitos de sentido e linguagem criativa. Eles precisam ser sucintos para que as mensagens sejam fáceis de memorizar e, ao mesmo tempo, carreguem a essência da plataforma eleitoral à qual cada um pertence”, afirma ao pontuar, também, que o que a maioria tem em comum são mensagens positivas que prometem a melhoria do cenário político.
Será se os slogans dos candidatos a prefeito de São Luís são concisos, fortes e bem feitos? Veja a análise dos especialistas consultados por O Imparcial, organizada em ordem alfabética, feita pela pela docente dos 10 slogans, abaixo:
Bira do Pindaré (PSB) – 40 – São Luís mais humana, bela e justa
O slogan do candidato expressa uma vontade de melhorar ainda mais as características positivas que São Luís já tem. São Luís é conhecida por ter um povo acolhedor e honesto; além disso, a escolha da palavra “bela” pode remeter a uma imagem identitária do lugar: São Luís, Ilha Bela.
Duarte Júnior (Republicanos) – 10 – Bora Resolver
O candidato, como recurso, faz uso de uma expressão linguística própria de São Luís, chamada “Bora” (aglutinação dos termos vamos + embora), que denota o pertencimento àquele lugar e a proximidade com as pessoas.
Eduardo Braide (Podemos) – 19 – Mais do que perto, Juntos
O slogan, além de usar o discurso da coletividade, expressa a ideia de que o eleitorado estará junto na participação das decisões políticas e de governo.
Franklin Douglas (PSOL) – 50 – São Luís Pra Maioria
A chamada tenta expressar a ideia de que haverá um governo com condições de igualdade para grande parte das pessoas ou uma parte que foi negligenciada.
Hertz Dias (PSTU) – 16 – Alternativa Socialista e Revolucionária
O slogan preza pela fidelidade à identidade e aos valores do próprio partido, sem abrir muitas possibilidades para a criatividade na linguagem.
Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade) – 18 | É Jeisael e ponto
Slogan que tenta imprimir a personalidade objetiva do candidato e denota personalidade impositiva.
Neto Evangelista (DEM) – 25 | Vamos fazer acontecer!
Assim como outros citados aqui, o slogan apela para a coletividade, à medida que chama o eleitor para fazer parte da gestão e apresenta um gatilho que puxa para a ação (verbos fazer + acontecer).
Rubens Pereira Jr. (PCdoB) – 65 | São Luís com oportunidades para todos
A chamada promete uma gestão igualitária, com linguagem simples, mas de forte impacto na cabeça dos eleitores.
Silvio Antônio (PRTB) – 28 | Deus, família e trabalho
O candidato apresenta valores enraizados no imaginário coletivo e de grande alcance. Utiliza o movimento conservador que cresceu nos últimos anos.
Yglésio Moyses (PROS) – 90 – O Prefeito de Verdade para uma São Luís de Verdade!
O candidato demonstra uma autoconfiança quando supõe, por meio da expressão “São Luís de verdade”, que para a cidade alcançar o ápice precisa dele como gestor.