A PERGUNTA É...

“Qual o presente você daria à cidade de São Luís em seus 408 anos?”

A única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses, colonizada pelos portugueses

Foto: Reprodução

Franklin Douglas (PSOL)

Foto: Divulgação

Há controvérsias sobre essa data de fundação. Polêmica à parte, o principal presente que darei a São Luís será que ela tenha um prefeito que trabalhe todos os dias de seus quatro anos de mandato, para a cidade ser um local onde seu povo viva melhor. Ao contrário da atual gestão, que não tem uma visão estratégica para a cidade e, portanto, não tem planejamento, nós faremos uma gestão com planejamento estratégico, a fim de tornar São Luís uma potência cultural e turística, uma cidade para seu povo viver bem. Então, um presente que daremos a cada ano de aniversário, nos próximos quatro anos, será a inauguração de uma estação de tratamento de esgoto por ano, o que contribuirá para a despoluição de nossas praias, possibilitando que a população tenha acesso saudável a esse lazer gratuito, tornando nossas praias balneáveis, atraindo também turistas para cá.

Outro presente, compreendendo a cultura em sua tridimensionalidade – simbólica, cidadã e econômica –, será dar efetividade ao Fundo Municipal de Cultura, deixado de lado pelo prefeito Edivaldo Holanda, em oito anos de gestão, embora previsto em lei. Assim, investiremos de forma transparente os R$ 62 milhões destinados à cultura no Orçamento de São Luís.

Viabilizaremos, então, um circuito cultural permanente nos bairros, o ano todo, de forma gratuita, tendo maior visibilidade de programação no dia do aniversário da cidade, a partir de atrações nas diversas manifestações artísticas (teatro, música, artes plásticas, audiovisual, cultura popular, etc.) selecionadas por editais públicos, no que denominaremos de nossa “Virada Cultural da Ilha” – especialmente no dia do aniversário de São Luís. Reinstituiremos a domingueira ao transporte público, para que as pessoas circulem gratuitamente nos ônibus aos domingos – transporte acessível e de qualidade não só no dia do aniversário da cidade. Essa é a comemoração para além do “pão e circo”: é festejar o aniversário da cidade com os 99% da cidade, e não somente seu 1% mais rico

José Carlos Madeira (SOLIDARIEDADE)

Foto: Divulgação

São Luís precisa de cuidado, no sentido mais amplo da palavra. Cuidado com a saúde, com a educação, com a infraestrutura. Cuidado com emprego e renda, empreendedorismo e juventude. Cuidado com a segurança. Cuidar significa dar atenção especial, estar presente todos os dias, assumir responsabilidades, encontrar soluções para os problemas, envolver-se com a cidade, buscar parcerias. Tenho certeza de que esse é o melhor presente para uma cidade que chega aos seus 408 anos com mais de um milhão de habitantes e muitas questões para serem trabalhadas, especialmente no que diz respeito ao reordenamento urbano. A São Luís de hoje não é a mesma de há 30, 40 anos atrás.

É uma cidade nova que requer um planejamento que a prepare para os próximos 20 anos. E esse é o nosso propósito. Não entraremos numa campanha eleitoral com o propósito apenas de pensar São Luís para os próximos quatro anos. É preciso projetar o futuro das próximas gerações, deixando uma cidade organizada urbanisticamente, moderna, com estrutura tecnológica, conservando aquilo que temos de mais precioso: a nossa história, a nossa cultura, o nosso rico conjunto arquitetônico tombado pela Unesco em 1997.

Tudo isso é motivo de orgulho para todos nós, é o que alimenta o espírito de pertencimento da nossa gente, de fazer parte de uma cidade que tem passado. São Luís é uma cidade com uma história de lutas e conquistas, de um povo que sempre sonhou em dias melhores. É por isso que eu digo que o maior patrimônio de São Luís é a nossa gente, é o nosso povo. E esse povo precisa de cuidado. É isso que quero oferecer à cidade que tanto amo: cuidar da nossa gente!

« Anterior Próxima »3 / 6
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias