Para fortalecer sigla do partido,Lobão Filho assume PSL de olho em Brasília
Em meio à corrida eleitoral para Prefeito de São Luís, ex-senador, torna-se líder estadual do PSL e anuncia que concorrerá em 2022 a uma vaga na Câmara Federal
O empresário e ex-senador Edison Lobão Filho (MDB) é o novo comandante do PSL no Maranhão. A confirmação aconteceu após reunião na última quarta-feira (2), em Brasília, com o presidente nacional do partido, Luciano Bivar, que decidiram em comum acordo que ele deverá ocupar o cargo de presidente da Executiva Estadual, no lugar do vereador Chico Carvalho.
A notícia repercutiu no meio político, não só pela troca de comando, mas pela nova missão que Lobão Filho tem, que é fortalecer a sigla do partido para as eleições municipais deste ano para vereador e Prefeito de São Luís, como também o seu próprio nome para o cargo de deputado federal em 2022. De acordo com o próprio Lobão Filho, a meta da direção nacional seria eleger três no estado.
Para evitar especulações se a troca de comando estadual do PSL causou algum tipo de ranhura entre ele e o vereador Chico Carvalho, Lobão Filho fez questão de ressaltar que a relação entre os dois continua excelente e com um diálogo aberto de ambas as partes. Ele acrescentou que tem uma relação de amizade com Chico Carvalho e que os dois estão conduzindo esta determinação da executiva nacional do PSL e que acredita que a decisão não vai gerar nenhum tipo de atrito.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e Economia pela UniCEUB, Lobão Filho é filho e primeiro suplente do senador Edison Lobão e da deputada federal Nice Lobão. O ex-parlamentar assumiu a vaga no Senado Federal temporariamente no final de janeiro de 2008, após seu pai licenciar-se para assumir o Ministério de Minas e Energia. E uma segunda vez após a volta de seu ao Ministério em 2011, reassumindo o mandato, após Edson Lobão ser reconduzido à pasta no governo Dilma Roussef.
Edinho Lobão, como também é conhecido, é um dos proprietários do Sistema Difusora de Comunicação, afiliada do SBT no estado do Maranhão, além de diversas empresas nos mais variados segmentos. O ex-parlamentar concorreu às eleições de 2014 com o apoio de seu pai e da ex-governadora Roseana Sarney ao cargo de governador do Maranhão tendo como vice, Arnaldo Melo, deputado estadual então presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, que também era do seu partido.
O empresário teve como principal opositor nas eleições de 2014, o atual governador Flávio Dino (PCdoB) que foi reeleito para a mesma função em 2018. Atualmente Edinho Lobão continua filiado ao MDB, partido que junto com o PSL, o PDT e o PTB apoiam a pré-candidatura do deputado Neto Evangelista (DEM) a prefeito de São Luís.