A PERGUNTA É...

“Quais os pontos do seu projeto para melhoria da modalidade urbana?”

A pergunta desta sema­na de O Imparcial para os pré-candidatos à Prefeitura da ilha é direcionada para mobilidade urbana

Reprodução

Yglésio Moysés (PROS)

“A mobilidade de São Luís está relacionadas a três problemas centrais: a qualidade e quanti­dade dos ônibus em circulação, o valor da tarifa, e a ausência de alternativas, como por exemplo, ciclovias que saiam do eixo de lazer (Litorânea, Lagoa da Jansen e Praia da Ponta d’Areia) e sirvam aos trabalhadores. Pre­cisamos resolvê-los, mas como fazer isso? Não é tarefa simples, porque o que há em São Luís é uma verdadeira imobilidade por exclusão social e, por isso, nossas propostas estão voltadas para a priorização do transporte coletivo e do trans­porte ativo, como determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei de Mobilidade Ur­bana de São Luís. Em primeiro lugar, iremos rea­lizar uma auditoria nos consórcio de transportes coletivos de São Luís e possibilitar acesso trans­parente aos cálculos de custeio, aos lucros dos operadores e ao efetivo custo do sistema.

Essa auditoria é uma necessidade para que se conhe­ça a situação real das empresas concessionárias do transporte coletivo de São Luís e se possa, a partir de então, oferecer subsídios ao transpor­te para a diminuição da tarifa. Outras ações que iremos realizar é a correção da sobreposição de linhas de ônibus que fazem o mesmo percurso para remanejá-las para áreas que possuem défi­cits, como a zona rural e bairros periféricos; dar prosseguimento ao projeto de ampliação das fai­xas exclusivas para ônibus, criando-as na Aveni­da Guajajaras, Avenida Lourenço Vieira da Silva, Avenida dos Africanos e Avenida dos Franceses, chegando a mais de 27 quilômetros de faixa ex­clusiva para transporte coletivo; criar um Plano Diretor Cicloviário, com ampla participação po­pular para democratizar o planejamento das po­líticas de mobilidade por bicicleta na cidade de São Luís; ampliar a malha cicloviária de São Luís para os pontos onde há grande demanda fora do eixo de lazer, promovendo o tratamento para bi­cicletas em interseções e colocando nosso mu­nicípio entre as dez cidades do Brasil com maior extensão de ciclovias”

Wellington do curso (PSDB)

Não respondeu até o fechamento desta edição

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