“Quais os pontos do seu projeto para melhoria da modalidade urbana?”
A pergunta desta semana de O Imparcial para os pré-candidatos à Prefeitura da ilha é direcionada para mobilidade urbana
Duarte Júnior (REPUBLICANOS)
“Primeiramente, é importante entendermos que mobilidade urbana nada mais é do que o deslocamento dos cidadãos dentro do perímetro do município. Partindo desse princípio, entendendo que há os transportes coletivo e individual, temos de concentrar as nossas forças para dar mais velocidade e acessibilidade, com um custo bem mais reduzido do que o atualmente praticado. A melhora da velocidade será atingida com a criação de, no mínimo, 150 km de novos corredores exclusivos para ônibus, ao ano, totalizando 600 km ao fim de 4 anos. Além disso, a pavimentação de São Luís precisa de um planejamento técnico, levando em conta a quantidade de veículos e o melhor tipo de pavimento para a área (asfalto, blokret etc).
Outra medida fundamental consiste em investir em ciclofaixas ou ciclovias que interliguem todas as áreas de São Luís, a exemplo do que outras capitais já fazem, como Fortaleza e Recife. Como deputado, conseguimos garantir a 1ª ciclofaixa turística em São Luís. Um grande incentivo à prática de esporte, ao turismo e ao comércio local, porém ainda precisamos avançar muito mais. Temos de criar, imediatamente, uma Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para, literalmente, planejar a nossa cidade no que tange ao trânsito. Atualmente, só se fazem intervenções emergenciais e a curto prazo. Uma vez que a velocidade do tráfego seja melhorada e a pavimentação seja de qualidade, haverá uma atratividade de novos consumidores para o transporte coletivo. Com mais consumidores, implantaremos, com responsabilidade, um plano de modicidade tarifária, isto é, reduziremos as tarifas a preços acessíveis, sem prejudicar a saúde financeira do sistema de transporte”.
Franklin Douglas (PSOL)
“Os interesses dos donos das empresas de ônibus pautam as políticas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte há anos, em São Luís. É preciso acabar com isso. Qualquer política de mobilidade voltada para o interesse dos 99% da população passa pelos seguintes pressupostos: (1) compreender o transporte público como direito social e (2) dar transparência à planilha dos custos do transporte de São Luís. Dados que o prefeito Edvaldo Holanda Júnior nunca tornou públicos! Nós vamos colocar em pratos limpos os recursos da SMTT. Daí vamos aplicar de forma mais eficiente possível os R$ 20 milhões do Orçamento destinados à operação de trânsito.
A gestão atual sequer consegue pintar faixas de ruas ou manter semáforos funcionando! Vamos propor a criação de uma nova malha viária para a cidade, integrando vias locais para desafogar as vias troncais. A curto prazo, já propondo as áreas não edificantes para viabilizar, a médio e longo prazo, os novos corredores, ciclovias e vias exclusivas para ônibus. Não repetiremos a experiência do BRT que liga o Alphaville ao Calhau. Proporemos uma via exclusiva de ônibus interligando Maiobão-Forquilha-Anil-João Paulo-Anel Viário, beneficiando as classes populares de nossa cidade. E, sobretudo, vamos trazer o povo a participar e opinar: isso é colocar a cidade nas mãos de nossa gente!”