A PERGUNTA É...

“Quais os pontos do seu projeto para melhoria da modalidade urbana?”

A pergunta desta sema­na de O Imparcial para os pré-candidatos à Prefeitura da ilha é direcionada para mobilidade urbana

Reprodução

Duarte Júnior (REPUBLICANOS)

“Primeiramente, é importante entender­mos que mobilidade urbana nada mais é do que o deslocamento dos cidadãos dentro do perímetro do município. Partindo desse princípio, entendendo que há os transpor­tes coletivo e individual, temos de concen­trar as nossas forças para dar mais velocida­de e acessibilidade, com um custo bem mais reduzido do que o atualmente praticado. A melhora da velocidade será atingida com a criação de, no mínimo, 150 km de novos cor­redores exclusivos para ônibus, ao ano, tota­lizando 600 km ao fim de 4 anos. Além disso, a pavimentação de São Luís precisa de um planejamento técnico, levando em conta a quantidade de veículos e o melhor tipo de pavimento para a área (asfalto, blokret etc).

Outra medida fundamental consiste em in­vestir em ciclofaixas ou ciclovias que inter­liguem todas as áreas de São Luís, a exemplo do que outras capitais já fazem, como Forta­leza e Recife. Como deputado, conseguimos garantir a 1ª ciclofaixa turística em São Luís. Um grande incentivo à prática de esporte, ao turismo e ao comércio local, porém ain­da precisamos avançar muito mais. Temos de criar, imediatamente, uma Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para, lite­ralmente, planejar a nossa cidade no que tange ao trânsito. Atualmente, só se fazem intervenções emergenciais e a curto prazo. Uma vez que a velocidade do tráfego seja melhorada e a pavimentação seja de qua­lidade, haverá uma atratividade de novos consumidores para o transporte coletivo. Com mais consumidores, implantaremos, com responsabilidade, um plano de modi­cidade tarifária, isto é, reduziremos as ta­rifas a preços acessíveis, sem prejudicar a saúde financeira do sistema de transporte”.

 Franklin Douglas (PSOL)

Foto: Divulgação

“Os interesses dos donos das empresas de ônibus pautam as políticas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte há anos, em São Luís. É preciso acabar com isso. Qual­quer política de mobilidade voltada para o interesse dos 99% da população passa pelos seguintes pressupostos: (1) compreender o transporte público como direito social e (2) dar transparência à planilha dos custos do transporte de São Luís. Dados que o prefeito Edvaldo Holanda Júnior nunca tornou pú­blicos! Nós vamos colocar em pratos limpos os recursos da SMTT. Daí vamos aplicar de forma mais eficiente possível os R$ 20 mi­lhões do Orçamento destinados à operação de trânsito.

A gestão atual sequer consegue pintar faixas de ruas ou manter semáforos funcionando! Vamos propor a criação de uma nova malha viária para a cidade, integran­do vias locais para desafogar as vias tron­cais. A curto prazo, já propondo as áreas não edificantes para viabilizar, a médio e longo prazo, os novos corredores, ciclovias e vias exclusivas para ônibus. Não repetiremos a experiência do BRT que liga o Alphaville ao Calhau. Proporemos uma via exclusiva de ônibus interligando Maiobão-Forquilha-Anil-João Paulo-Anel Viário, beneficiando as classes populares de nossa cidade. E, so­bretudo, vamos trazer o povo a participar e opinar: isso é colocar a cidade nas mãos de nossa gente!”

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