“O que diferencia sua candidatura à Prefeitura de São Luís?”, veja o que dizem os pré-candidatos
O Imparcial dá continuidade à sua série de entrevista intitulada “A pergunta é…”, direcionada aos pré-candidatos à Prefeitura de São Luís
Duarte Júnior (Republicanos)
“Trabalhei e estudei muito para chegar até aqui. Não venho de família de políticos. Nasci em uma família simples e honesta. Aprendi desde cedo a lutar para garantir os meus direitos. Já vendi chocolate, trabalhei em cantina de colégio e, aos 14 anos, trabalhei como palhaço em um programa infantil. Troquei chip na Rua Grande, na Amazônia Celular. Com a benção de Deus e muito esforço, passei no vestibular para o curso de Direito. Hoje, sou advogado, pós-graduado em Gestão Pública pela Uema, mestre em Políticas Públicas pela UFMA e estou concluindo meu doutorado. Na vida pública, tive a honra de ser convidado pelo governador Flávio Dino para presidir o Procon e o Viva Cidadão. Nos dois órgãos, garantimos por meio de uma gestão eficiente mais direitos e resultados efetivos. Me tornei o deputado estadual mais votado da história de São Luís. O fato de eu ter a mesma origem que a maioria das pessoas que vivem na minha cidade faz com que eu conheça de perto a sua realidade, tome decisões melhores, mais justas e em um curto espaço de tempo. É exatamente o que eu vi e vivi, ao longo da minha vida, que me guia na vida pública. Graças à nossas ações de fiscalização, transformamos o Procon em autarquia e realizamos o primeiro concurso público de sua história. Comprovando a eficiência administrativa da nossa gestão batemos todas as metas programadas para quatro anos de gestão. Em seguida, o governador renovou a aposta e me convidou para presidir o Viva Cidadão. Lá, fizemos uma revolução na prestação do serviço público: conseguimos sair de 5 para 50 unidades, com atendimento até as 22h e aos fins de semana – único caso do país. Isso tudo reduzindo os gastos públicos em 42%, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Hoje, como pré-candidato, continuo andando por cada canto de São Luís. Ouço as pessoas e os especialistas, em busca de soluções reais para problemas que há anos não são resolvidos. Sei que não dá para resolver tudo da noite para o dia, mas muita coisa é possível resolver e eu sei como fazer”.
Franklin Douglas (PSOL)
“Minha pré-candidatura não pertence a nenhum palácio (seja do Planalto, seja dos Leões ou La Ravardière). Não participa de nenhum consórcio, do qual só o povo não é contemplado. Minha pré-candidatura é independente. Não está encabrestada pelos interesses dos empresários de transporte ou do ramo da especulação imobiliária. Defende um modelo de desenvolvimento que preserve o meio ambiente da ilha. Meu partido é o PSOL Partido de uma bancada de 10 deputados que não negou um voto em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Que, graças à ação parlamentar dela, garantimos o auxílio emergencial aos desempregados durante essa pandemia. Nossas propostas serão o maior diferencial: elas estão sendo construídas de baixo para cima, ouvindo a cidade. Nada embrulhado pelo marketing eleitoreiro. Em consulta no site www.vumbora.org, ela expressará uma cidade sustentável, inclusiva e moderna. Tenho carteira de trabalho assinada desde os 14 anos. O racismo estrutural não me abateu. Por isso, inspirado em Ariano Suassuna, que diz que os otimistas são ingênuos e os pessimistas são amargos, nossa pré-candidatura é do tipo “realista esperançosa”. Traz esperança que nossa querida São Luís pode ser uma cidade melhor para nela vivermos. Uma cidade nas mãos de nossa gente!”