Como se aproximar do eleitorado diante da crise sanitária da Pandemia?
Pré -candidatos explicam como fazer a campanha em meio ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, visto que São Luís, segundo a última Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD), 16% da população não tem acesso à internet
Saulo Arcangeli (PSTU)
“O PSTU, diante da nova regra eleitoral, não terá tempo de TV, prejudicando ainda mais a nossa aparição e a divulgação de nosso programa e demonstrando que o processo eleitoral não tem nada de democrático. Uma boa parte da imprensa também tem a tendência de cobrir, principalmente no período oficial de campanha, as candidaturas que são apoiadas pelos que estão no poder ou que tem mandatos eletivos. Além disso, sempre temos muita dificuldade de participar de debates públicos, principalmente na TV. É, na verdade, uma retaliação não declarada à nossa participação nas principais lutas que ocorrem no Maranhão e em razão do projeto de sociedade que defendemos, em que os trabalhadores devem governar, a partir dos conselhos populares. Mas, mesmo com esse déficit de acesso à internet de uma parte expressiva da população, vamos investir nas várias redes sociais (facebook, twitter, instagram, Youtube, entre outras) e buscar, mesmo que limitado pela pandemia, fazer contatos e expor nosso programa para a população de São Luís, principalmente da periferia de nossa cidade. Também denunciaremos todo tipo de corrupção eleitoral (aliciamento de eleitores, propaganda abusiva e irregular, etc…), principalmente em um momento delicado que passa os trabalhadores que perderam empregos e direitos, diminuíram sua renda, em meio à pandemia do novo coronavírus.
Wellington do Curso (PSDB)
“É importante frisar que a pandemia ainda não acabou e que, em hipótese alguma, iríamos expor as pessoas. Estamos cientes sim de que parte significativa da população não tem acesso à internet e, por isso, de forma gradual, retomamos nossas atividades e reuniões presenciais.
Diante da pandemia do novo coronavírus, nós tivemos nossa pré-campanha interrompida para cumprir o isolamento social e focamos em divulgar nossas ações pela internet. No entanto, sabemos que nem todos tem acesso à rede e, por isso, buscamos aproximação através das mídias que são mais acessíveis para essas pessoas. Agora, com a diminuição de casos na capital e a flexibilização das medidas de isolamento social pelos órgãos responsáveis, estamos retornando de forma gradual para nossas atividades de pré-campanha, obedecendo todos os protocolos sanitários, justamente para nos aproximar daquele eleitor que não teve como nos acompanhar. Apesar da dificuldade de aproximação com o eleitor que não tem acesso à internet, seguimos nossa pré-campanha ao lado do povo, e agora, com a certeza de que precisamos democratizar o acesso às tecnologias, de fato, em nossa cidade, aproveitamos a oportunidade, inclusive para construir nossas propostas de governo, de forma participativa com a população. Ter esse contato com as pessoas sempre foi característica do nosos mandato. Agora, a diferença é que estamos adotando todas as medidas preventivas, a exemplo do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento mínimo. Aproveitamos, inclusive, as reuniões para sempre enfatizar que todos devem se cuidar e cuidar do outro. No entanto, não é um impeditivo para estarmos levando às informações necessárias à população. Seguimos firmes e juntos, adotando os cuidados para que todos estejam protegidos”.