CADÚNICO

Cadastro Único: veja quem tem direito e como se inscrever no programa

Dessa forma, a inscrição passa a ser online, além de mais seguras e sem o risco de fraudes

Reprodução: portal maratimba

Durante a pandemia vários serviços pararam o atendimento presencial. Entre eles, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que faz a inscrição de famílias de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico).

Dessa forma, a inscrição passa a ser online, além de mais seguras e sem o risco de fraudes. “Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, explicou a senadora.

Segundo dados do governo, cerca de 46 milhões de brasileiros estão em situação de vulnerabilidade. Essa parcela da população não costuma apresentar conta em banco, acesso regular à internet ou situação regular junto à Receita Federal e Justiça Eleitoral, além de muitos apresentarem o CPF irregular.

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único é uma base de dados que o governo usa para saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Por meio dos registros contida no CadÚnico, é possível identificar quais são as necessidades dos mais pobres e vulneráveis, suas características e onde estão localizados.

As pessoas que são inscritas no programa podem tentar participar dos projetos sociais no governo, como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, ID Jovem, Carteira do Idoso, Programa Minha Casa, Minha Vida e Programa Bolsa Verde.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Para o Cadastro Único, é necessário que as famílias sejam de baixa renda, aquelas com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa, com renda familiar mensal de até três salários mínimos no total ou estiverem em situação de rua, seja uma pessoa sozinha ou uma família.

Para se cadastrar é necessário uma pessoa da família que seja o Responsável Pela Unidade Familiar (RF), ou seja, o responsável pelas contas, que deve ter acima de 16 anos.

Depois de escolhido a RF, é necessário coletar os documentos de todos os familiares e apresentar a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mais próximo.

Como saber se tenho inscrição no CadÚnico?

Para saber se possui o Cadastro Único do Governo Federal, basta consultar um dos canais de atendimento da plataforma, utilizando os dados pessoais dos integrantes da família. Confira os canais disponíveis:

  • Siteao acessar a página, basta preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência.
  • Aplicativodisponível para download grátis nas lojas Google Play e Apple Store. Feito a instalação, basta inserir os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.
  • Telefone:o serviço funciona como um tira dúvidas sobre o CadÚnico e outros programas sociais do governo. A ligação, que é gratuita de telefone fixo, deve ser feita pelo número 0800 707 2003.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias