Tyrone Silva assume presidência do TRE/MA
Solenidade de posse do novo presidente da Corte acontece amanhã e, na oportunidade, também tomará posse como novo membro substituto o juiz federal Wellington Cláudio
O desembargador Cleones Cunha anunciou na sessão administrativa da última quinta-feira (7) que o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que o substituirá como membro efetivo da Corte do TRE-MA, não irá concorrer à presidência do órgão, assumindo, na oportunidade, a vice-presidência e Corregedoria.
Por este motivo, já está definido que quem será o presidente da Corte é o desembargador Tyrone Silva, atual corregedor e vice-presidente. A posse solene de ambos nas respectivas funções ocorrerá amanhã (19), às 11h, por videoconferência transmitida ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube.
O desembargador Joaquim Figueiredo foi eleito pelo Tribunal de Justiça para a vaga de Cleones Cunha no TRE no dia 16 de outubro de 2019. O biênio de Cunha na Corte Eleitoral encerra dia 16 de maio, dois anos após ter assumido. Na mesma sessão tomou posse como membro substituto o juiz federal Wellington Cláudio Pinho de Castro na vaga deixada pelo também juiz federal Clodomir Sebastião Reis. Ele assume para o biênio 2020/2022.
Despeedidas – Já desembargador Cleones Carvalho Cunha e o jurista Gustavo Vilas Boas, cujos biênios como membros efetivos da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão encerram nos dias 16 e 29 de maio, respectivamente, participaram das suas últimas sessões jurisdicionais e administrativas que ocorreram semana passada.
As homenagens à atuação pessoal e profissional foram destacadas em vários momentos das sessões, mas, após encerrar os julgamentos dos processos pautados, cada membro teceu palavras de carinho e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ambos.
O desembargador Cleones Cunha, que deixou a presidência sábado (16), afirmou que, acima de tudo, teve uma convivência exitosa, com debates sensatos e coerentes, além de sempre respeitosos. Lembrou de todos os membros efetivos e substitutos com quem conviveu durante seu biênio no Regional e, finalizando, registrou: “quero dizer que foi uma felicidade conduzir esse Tribunal”.
Emocionado, e acompanhado de lágrimas, o jurista Gustavo Vilas Boas confessou – entre palavras de agradecimento aos membros e às pessoas com quem esteve: “afirmo que passaria tudo que passei exatamente como foi até chegar ao TRE porque saio sabendo que fiz muitos amigos”.
Vilas Boas segue como membro do TRE-MA até o dia 29 de maio, onde também atua como ouvidor. Ainda não há nomeação, por parte do presidente da República para a vaga até esse 14 de maio. Os atuais membros substitutos na mesma categoria são Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos e José Cavalcante de Alencar Júnior.