TIRADENTES

Feriado em meio à quarentena

Hoje é feriado de Tiradentes e em tempos de quarentena, eventos online acontecerão pelo Brasil destacando a participação dele na Inconfidência Mineira

Reprodução

As medidas adotadas pelo governo do estado do Maranhão para evitar o contágio do novo coronavirus foram prorrogadas até o dia 5 de maio, conforme declarou o governador Flávio Dino em entrevista coletiva ontem. Desde o dia 16 de março a capital está em quarentena com o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais. Assim, com a cidade um pouco mais vazia, aulas suspensas e muitos trabalhadores em home office, o feriado de hoje pode até passar esquecido para alguns, mas para historiadores e pesquisadores, não.

O historiador, pesquisador e professor Euges Lima e o Presidente da Casa dos Açores no Maranhão, Paulo Matos, farão uma live intitulada “Tiradentes e a Inconfidência Mineira”, hoje (21) às 17h em seu perfil no Instagram. Na ocasião os pesquisadores abordarão o perfil biográfico e participação de Tiradentes  na Inconfidência Mineira. Assim, os estudiosos objetivam não deixar a data passar em branco. 

Vamos conversar sobre qual foi realmente o papel  de Tiradentes nesse movimento, por que ele acabou assumindo sozinho toda a responsabilidade do movimento e sendo o único a ser condenado a pena de morte, como foi construído essa imagem de herói cívico que conhecemos hoje. Além de falar do movimento em si, suas influências, características e suas relações com líderes da Revolução Americana, como Thomas Jefferson, que na época era embaixador na França

adiantou Euges Lima. 

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado um herói nacional, rincipal articulador da conspiração para a libertação do país, é lembrado hoje em todo o Brasil. O feriado marca historicamente o dia em que ele foi enforcado, a 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Mas sua atuação perante o que diz a história hoje é questionada por historiadores e pela própria historiografia. Segundo o professor de História Álvaro Maio, é preciso entender que o feriado de Tiradentes é uma construção republicana.

Quando houve o golpe de 15 de novembro de 1889 e que Dom Pedro II foi derrubado do poder, tinha fim o império e iniciava-se a República. Havia uma necessidade de construir uma história republicana, para isso, precisava-se desconstruir a história imperial e minimizar ao máximo os feitos, por exemplo, de Dom Pedro, Dom Pedro I, eventos e homens importantes durante o império. Nessa perspectiva é que entra o Tiradentes. A figura de Tiradentes serviu para a elite brasileira que naquele momento controlava a República. A partir daí, você tem esse estereótipo europeu que pouquíssimo vai se relacionar à questão popular

disse o professor.

Dicas em tempos de pandemia

Em São Luís, com as medidas previstas no decreto estadual, está em funcionamento apenas o comércio de serviços considerados essenciais, hoje, no feriado, portanto, funcionarão apenas os serviços públicos considerados essenciais, como saúde e limpeza. Supermercados abrirão normalmente. Já lotéricas e agências bancárias estarão fechadas. 

Em virtude da pandemia do novo coronavírus as atividades de lazer programadas para os dias de folga devem dar lugar a novos hábitos ligados ao isolamento social. Nada de praia, saidinha à noite ou churrasco com a galera. A ordem é cada um ficar na sua a fim de evitar o contágio da Covid-19. 

As autoridades pedem e não custa reforçar: Neste feriado, cuide da sua saúde e da sua família. Respeite a quarentena. Se puder, não viaje. Siga a quarentena e fique em casa! “Contamos com a participação e ajuda de todos no combate ao novo coronavirus. Toda as medidas surtirão efeitos se todos colaborarem”, pediu o governador Flávio Dino ontem, em coletiva. 

Estado e Prefeitura vem realizando várias ações para impedir o avanço do novo coronavírus, mas cabe ao cidadão cumprir as determinações. Só saia de casa se for extremamente necessário. Se precisar sair, use máscaras e lave com frequência as mãos com água e sabão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias