ELEIÇÕES 2020

Rubens Jr e Osmar Filho na corrida pela prefeitura de São Luís

O atual secretário de Estado de Cidades afirmou durante Convenção do PC do B que é pré-candidato à prefeito da ilha em 2020. Já o PDT escolheu Osmar Filho

Reprodução

O deputado federal licenciado e atual secretário de Estado de Cidades, Rubens Pereira Junior (PC do B) deixou claro por meio de seu discurso durante a 16ª Conferência Estadual do PCdoB a sua condição de pré-candidato a prefeito de São Luís, durante o evento aconteceu no último sábado (23), no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O partido ainda não bateu o martelo.

Rubens Junior lembrou que atualmente, o PC do B no Maranhão conta com seis deputados estaduais, entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, além de dois deputados federais. “Nossos desafios ainda não acabaram. Não é atoa que o PC do B apresenta a pré-candidatura do deputado estadual Marco Aurélio, em Imperatriz e tem a nossa pré-candidatura a prefeito aqui em São Luís. Isso a gente vai fazer conversando com todos os nossos aliados como sempre fizemos, até porque o que nos une é justamente o pensamento do governo Flávio Dino, a construção de um Maranhão de todos nós”, enfatizou Rubens Júnior que foi aclamado com aplausos pela militância comunista. Segundo o parlamentar, antes as conferências e convenções não eram em lugares menores por conta do tamanho da militância do partido que era muito pequena. E que hoje a realidade é bem diferente.  “Em 2009, o PC do B tinha um único prefeito no Maranhão. Eu me filiei ao partido logo após o Flávio Dino ter perdido as eleições para Prefeito de São Luís, quando ele abonou a minha ficha para a gente estar junto, quando ele dizia: “Nós vamos vencer as eleições para governador”. As pessoas zombavam da gente no interior do Maranhão. Tinha aqueles que diziam que ele não passava do Estreito dos Mosquitos. Foi difícil, a gente ralou muito, mas nossos sonhos e nossa esperança não diminuiu nenhum centímetro”, lembrando em seguida que hoje o PC do B, é o maior partido do estado graças aos aliados.

A 16ª da Conferência foi marcada pelas participações da presidenta nacional da sigla e atual vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e do governador Flávio Dino. Membros do grupo político conhecido como “Partido do Maranhão” também marcaram presença. Entre eles, estavam os deputados federais Gastão Vieira (Pros), Josimar Maranhãozinho (PL), Cléber Verde (Republicanos), Bira do Pindaré (PSB) e o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro. O evento de abertura ainda contou com a participação do presidente estadual do PT, Augusto Lobato, dos deputados estaduais Neto Evangelista (DEM), Helena Duailibe (SD), da vereadora Concinta Pinto (Patriotas), além do prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT) e de representantes de movimentos sindicais e sociais organizados, como a  UJS  e o  MST .

PTD também confirma Osmar Filho como pré-candidato
O PDT terá candidatos próprios nas principais capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes em 2020. Foi o que o Diretório Nacional do partido decidiu na última sexta-feira (22), reunido no Rio de Janeiro. O encontro, realizado na sede da Fundação Leonel Brizola, no Centro do Rio, também serviu para discutir a situação dos deputados federais que votaram contra decisão partidária na Reforma da Previdência.

Na oportunidade, o presidente nacional Carlos Lupi confirmou que Osmar Filho será candidato a prefeito de São Luís pelo partido e seu nome é tratado como prioridade pela cúpula da legenda. Osmar Filho esteve presente no encontro e ficou muito feliz com a reunião. O presidente da Câmara de Vereadores revelou que o lançamento oficial da sua pré-candidatura vai ocorrer entre dezembro e janeiro, a data está sendo acertada, pois além do presidente Carlos Lupi, vários membros da cúpula pedetista vem a capital Maranhense.

Abrindo a reunião, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, relatou os encontros que vem mantendo com lideranças progressistas. Essa semana, Lupi e Carlos Siqueira, presidente do PSB, se reuniram e iniciaram processo de união entre as legendas já nas eleições de 2020. “Estou conversando com as forças progressistas do país para construir uma aliança de centro esquerda, já para as eleições municipais, mas acima de tudo iniciar as conversas em torno das eleições de 2022”, afirmou Lupi.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias