Ministério Público pede exoneração de genro do prefeito de Pirapemas
Luís Henrique Chidiak Reis Júnior não possui qualificação técnica para o cargo de secretário-adjunto de Meio Ambiente
O Ministério Público do Maranhão expediu, no dia 11 de outubro, uma recomendação ao prefeito de Pirapemas, Iomar Salvador Melo Martins, para que seja feita imediatamente a exoneração do seu genro Luís Henrique Chidiak Reis Júnior do cargo de secretário-adjunto de Meio Ambiente do município.
Segundo consta nos autos, o prefeito de Pirapemas, Iomar Salvador Martins, confessou ter nomeado quatro parentes para cargos de secretarias municipais de sua gestão: esposa, primo, genro e ex-genro.
No caso de Luís Henrique Chidiak Reis Júnior, atual genro do prefeito e formado em Odontologia, não há qualificação técnica para o cargo de secretário-adjunto de Meio Ambiente e, portanto, está configurado nepotismo. Além disso, Luís Chidiak possui domicílio em São Luís.
O prefeito Iomar Martins deve comunicar, daqui a no máximo 4 dias, sobre o acatamento ou não da recomendação, apresentando, em caso de negativa, justificativa adequada.
Caso descumpra a ordem do Ministério Público, Iomar Martins pode ser julgado por crime de responsabilidade e improbidade administrativa.