Reforma da Previdência tem maioria dos deputados maranhenses a favor
Sete deputados da bancada maranhense não estiveram presentes na discussão acerca da proposta. O primeiro turno da votação deve começar nesta quarta (10) na Câmara
O último relatório da reforma da Previdência foi discutido na Câmara na madrugada desta quarta-feira (10) e a votação deve começar ainda hoje, às 10h30. A matéria precisaria de, no mínimo, 308 votos favoráveis parar passar; e, até agora, conta com 353 a favor e 118 contra. A maioria dos políticos eleitos pelo Maranhão está a favor e sete não compareceram ao plenário.
Leia também: deputado maranhense diz que reforma da Previdência “não respeita nem a Bíblia”
Sinalizam a favor da reforma:
- Cleber Verde (PRB)
- Edilázio Júnior (PSD)
- Eduardo Braide (PMN)
- Gil Cutrim (PDT)
- João Marcelo (MDB)
- Juscelino Filho (DEM)
- Marreca Filho (Patriota)
- Pastor Gildenemy (PMN)
Sinalizam contra a reforma
- Bira do Pindaré (PSB)
- Márcio Jerry (PCdoB)
- Zé Carlos (PT)
Estiveram ausentes no plenário
- Aluísio Mendes (Podemos)
- André Fufuca (PP)
- Gastão Vieira (Pros)
- Hildo Rocha (MDB)
- Josimar do Maranhãozinho (PL)
- Júnior Lourenço (PL)
- Pedro Lucas (PTB).
No final da noite da terça-feira (9), os deputados votaram um requerimento protelatório da reforma. Neste âmbito, a maioria da bancada maranhense também se posicionou a favor do Governo. No total, foram 331 contra votos e 117 a favor, o que impediu o adiamento da votação.
O texto deve ser votado em dois turnos na Câmara, com intervalo de cinco sessões entre eles. Segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), se houver “vitória contundente” logo no primeiro turno, deverá haver votação para quebra de interstício. Se aprovada, a proposta será enviada para o Senado, onde depende do apoio de, pelo menos, 49 senadores.