ENTREVISTA

“O São João do Maranhão é único”

Secretário de Cultura, Diego Galdino, fala a O Imparcial sobre a temporada junina no estado, investimentos no São João e novidades sobre equipamentos culturais

Reprodução

O Governo do Estado do Maranhão investiu  R$ 10 milhões para a realização do São João do Maranhão, o São João de Todos deste ano. Ao todo, 450 artistas e grupos maranhenses se apresentarão nesta temporada, que começou desde o dia 1º de junho com as prévias juninas, mas que abre oficialmente dia 19 e segue até o dia 30 de junho.

“A temporada já teve um início em maio, quando surpreendemos a todos com a decoração inédita no Centro Histórico, mas as novidades não acabam por aí. Também teremos uma surpresa no Arraial do Ipem”, conta o secretário de estado da Cultura, Diego Galdino, que concedeu entrevista a O Imparcial e falou sobre vários assuntos.

Desde o início do mês o público tem prestigiado o Centro Histórico com as prévias juninas aos finais de semana antecipando a temporada oficial que vai acontecer nos espaços oficiais do Centro Histórico, Praça Maria Aragão e Ipem e também no  Anil, Cidade Operária, Cohajap, Largo de Santo Antônio, João Paulo, João de Deus, Anjo da Guarda e Liberdade.

Uma das novidades deste ano é a acessibilidade, nesses espaços,  para pessoas com necessidades especiais. No Ipem haverá rampas de acesso, banheiros adaptados, área destinada a pessoas com deficiência e com baixa mobilidade, intérprete de libras e cada barraca contará com uma mesa reservada de acessibilidade.

A Praça Nauro Machado vai dispor do espaço de acessibilidade, banheiros químicos adaptados com maior espaço para acomodar cadeirantes e intérprete de libras para fazer a tradução simultânea da programação.

O Imparcial – O que maranhenses e turistas podem esperar desta temporada junina? 

Diego Galdino – Todos podem esperar uma festa linda, bem organizada, segura e com o melhor da cultura maranhense. O São João do Maranhão é uma festa tradicional e para toda a família.

Qual a novidade deste São João?

A temporada já teve em início em maio, quando surpreendemos a todos com a decoração inédita no Centro Histórico, mas as novidades não acabam por aí. Também teremos uma surpresa no Arraial do Ipem. É uma ação de promoção dos equipamentos culturais do estado que pretende encantar a todos e ainda alavancar os números de visitação nas nossas casas de cultura, pontos de memória e museus.

Qual o diferencial do nosso São João para o de outros estados?

O São João do Maranhão é único, porque valorizamos as tradições culturais genuínas do nosso estado. Este ano, mais de 450 artistas e grupos maranhenses estão inseridos nas programações juninas, por isso o sucesso e o potencial de atração turística, já que é uma festa única, vista apenas aqui.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias