Reconhecimento

Dois prefeitos do Maranhão ganham prêmio empreendedor do Sebrae

Prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, e ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, foram os vencedores

Reprodução

Luis Fernando Silva (PSDB), ex-prefeito de São José de Ribamar, e Albérico Filho (MDB), prefeito de Barreirinhas, foram premiados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Prêmio Prefeito Empreendedor. O primeiro se destacou com o programa de Compras Governamentais e o segundo pelo programa de sustentabilidade nos Lençóis Maranhenses.

Vale destacar que Luis Fernando não é mais prefeito porque renunciou ao cargo no início deste ano para ser secretário do Governo do Estado.

Foram 14 gestores municipais de todas as regiões do país na final da disputa, que este ano teve 1.160 projetos que atestam a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais (MEI) nos municípios. Instituído em 2001, o prêmio já recebeu mais de 10 mil projetos e teve 94 ganhadores em nível nacional.

Durante o evento, o presidente da instituição, Carlos Melles, ressaltou a importância das propostas apresentadas para o desenvolvimento dos pequenos negócios, que são responsáveis por movimentar a economia de milhares de municípios brasileiros.

Para Melles, a noite foi uma celebração, ao dar as boas-vindas aos prefeitos concorrentes ao prêmio. “É uma noite vitoriosa e a mais alegre que o Sebrae tem”, afirmou o presidente, ressaltando que todos os 144 gestores presentes já eram vencedores.

 “Todos venceram em seus estados e têm a motivação do empreendedorismo e de melhorar a qualidade de vida de seus municípios. E o Sebrae tem a felicidade de ser o condutor disso”, observou Melles, reafirmando o compromisso com o Governo. “O ministro da Economia, Paulo Guedes, montou uma equipe competente e as reformas virão, por isso precisamos estar juntos e preparados para gerar renda, minimizar a situação do desemprego e aumentar a produtividade”, concluiu o presidente do Sebrae.

Os 1.130 projetos habilitados a concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2019, disputaram em oito categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios (cinco regiões), Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da Redesimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram o Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 30 deles não foram habilitados. Na etapa estadual foram 160 o total de vencedores.

Finalistas

Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores em nível estadual. Dentre esses projetos, os 51 que obtiveram a melhores notas foram submetidos a uma nova comissão, desta vez em nível nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas em pequenos negócios. Todas as avaliações são realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria. Entre os prefeitos vencedores deste ano, está Roberto Cláudio, de Fortaleza, que leva o prêmio pela segunda vez.

Ao final, foram escolhidos os seguintes vencedores:

Luís Fernando Moura da Silva – São José de Ribamar (MA) – Premiado na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios com o projeto “Mercado Local Urbano, vantagem real”.

Alberico de Franca Ferreira Filho – Barreirinhas (MA) – Concorreu e ganhou na categoria Inovação e Sustentabilidade, pelo projeto “Voucher Digital Barreirinhas: Gestão e Sustentabilidade Turística”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias