Câmara

Márcio Jerry defende proposta que aumenta recursos para municípios

Deputado federal é membro da Comissão Especial da Câmara

Reprodução

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável pelo debate da PEC 391/201, que busca regulamentar o Fundo de Participação dos Municípios, elegeu, na tarde na última quarta-feira (15), o deputado Pedro Westphalen (PP-RS) como presidente do grupo.
A proposta, já discutida no Senado Federal, acrescenta 1% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na distribuição de recursos da União provenientes da arrecadação do imposto de renda e do imposto sobre produtos industrializados (IPI). Considerada prioritária pelos municípios, que pediram sua votação durante a última Marcha dos Prefeitos, em abril, a instalação oficial da CE representa um avanço na tramitação do projeto. 
O vice-líder do PCdoB e membro da Comissão Especial, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) explicou que a PEC busca equalizar a crescente municipalização das políticas públicas, sendo uma medida fundamental para garantir alívio aos cofres municipais e o andamento da agenda municipalista na Câmara dos Deputados. 
“A expectativa é que a PEC gere recursos que possam auxiliar cidades a superarem os efeitos da crise econômica e a retomada do equilíbrio fiscal das contas públicas. A partir do estudo, conseguimos demonstrar que em quatro anos chegaremos a números favoráveis, da ordem de R$ 10 bilhões, montante capaz de atenuar e muito as disparidades regionais sobre arrecadação”, apontou Márcio Jerry.
Durante a audiência da tarde desta quarta-feira ainda foram eleitos os deputados Pedro Uczai (PT-SC), Paulo Azi (DEM-BA) e Osires Damazo (PSC-TO), eleitos como 1º, 2º e 3º vice-presidentes da Comissão, respectivamente.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias