Ensino municipal

Libras pode se tornar obrigatória em escolas de São Luís

Projeto apresentado na Câmara de São Luís deve transformar disciplina em obrigatória nas instituições municipais

Reprodução

Um projeto de lei que estabelece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina escolar desde a educação infantil até o ensino fundamental foi apresentado à mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís.

De acordo com a vereadora Concita Pinto (Patriota), autora do projeto, no que diz a respeito à individualidade e também à diversidade, deve-se utilizar métodos e estratégias singulares, como a inserção de Libras no ambiente acadêmico, capacitação de professores e adequação do ambiente escolar.

“Para essas pessoas, a primeira língua deve ser a de sinais, uma vez que facilita e oportuniza a comunicação inicial na escola, assim como devem ser estimulados a desenvolvê-la, como uma forma de deferência a sua individualidade, identidade, cultura e comunicação”, disse Concita Pinto.

A lei sendo aprovada, as instituições municipais de ensino deverá garantir às pessoas com surdez ou algum tipo de deficiência auditiva ou na fala, acesso à comunicação, à informação e à educação, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos desde a educação infantil até o término do ensino fundamental.

Ainda segundo a parlamentar, Libras emerge com muita importância na educação de base para pessoas surdas e com deficiência em classes regulares.

“A sociedade no geral ainda analisa de forma incompreensiva a surdez ou qualquer tipo de limitação auditiva ou oral, portanto o importante também é que as crianças que não possuem surdez entrem em contato com o mundo de Libras, para que considerem natural a utilização desta língua”, finalizou Concita Pinto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias