ESPAÇO FEMININO

Fórum Estadual da Mulher busca representatividade feminina

A vereadora do município de São Domingos do Maranhão e atual presidente do Fórum Estadual da Mulher Parlamentar, Patrícia Lucena, que está fazendo a divulgação da mais nova ferramenta de emponderamento político das parlamentares maranhenses

Reprodução

Historicamente, as mulheres foram ensinadas a ocupar os espaços privados, como fazer as tarefas domésticas e cuidar dos filhos, enquanto o espaço público era destinado aos homens. Essa desigualdade ainda persiste em alguns casos, por isso, ser representada é uma forma de normalizar a presença das mulheres nos ambientes sociais. Falar em representatividade feminina é falar na defesa de uma sociedade mais igualitária, na busca pela garantia de direitos e na criação de modelos femininos diversificados que possam servir de inspiração para outras meninas e mulheres.

A vereadora do município de São Domingos do Maranhão e atual presidente do Fórum Estadual da Mulher Parlamentar, Patrícia Lucena, que está fazendo a divulgação da mais nova ferramenta de emponderamento político das parlamentares maranhenses, explicou em entrevista a O Imparcial, que o Fórum, defende a mulher na política e um dos principais objetivos é capacitar e potencializar o instinto feminino na política do estado, e resgatar a força da mulher maranhense.

Patrícia Lucena enfatiza que hoje a mulher já garantiu vários espaços em diversos segmentos sociais, já subiu vários degraus de conhecimento. E dentro do Fórum representa todas as mulheres maranhenses, de todas as vertentes, e luta para fazer as políticas da igualdade.

De acordo com dados do TSE as mulheres representam apenas 15% das duas Casas Legislativas, a porcentagem, ainda baixa, mantém o Brasil no rodapé de um ranking mundial de presença feminina. Durante a entrevista a vereadora fez um apelo as mulheres engajadas em movimentos políticos e sociais para que envolvam mais com a representatividade feminina na política. “Eu deixo aqui o meu desafio para que as mulheres maranhenses que ocupem os 30% do cargos políticos”, pontuou Patrícia Lucena.

O Fórum Estadual surgiu da União de Vereadores do Maranhão, já com um ano de atividade tem como objetivo representar todas mulheres e incentiva-las a os cargos políticos. Segundo Patrícia Lucena, o desafio é fazer com que a mulheres cada vez mais ocupe os cargos políticos. “Nós mulheres somos importantes para o município, para o estado e para o Brasil, a mulher não deve ficar nem à frente nem atrás do homem, ela deve ficar ao lado para somar com as políticas públicas, tentar ajustar e trazer para a nossa realidade uma igualdade”.

Patrícia também ressalta que mesmo muitos dizendo que isso não é possível, ela acredita que com esse objetivo irá alcançar o cenário da igualdade social, da igualdade de gênero. Onde o homem não é melhor que a mulher, onde ninguém é melhor do que ninguém. Em suas reuniões e congressos, ocorrem palestras voltadas para a segurança da mulher e não à agressão. O Fórum da Mulher Parlamentar é voltado para essas políticas que trata da segurança. O fórum atende na Assembleia Legislativa do Maranhão, para mulheres que estão na política e que ainda não estão.

Sobre a Presidente

Vereadora eleita em São Domingos do Maranhão, em 2017. É enfermeira e Presidente do Fórum da mulher Parlamentar do Estado do Maranhão.


VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias