DIÁLOGO

Flávio Dino sai em defesa dos mais pobres em reunião com Bolsonaro

Durante encontro o presidente da República governadores entregaram uma carta com pontos com foco na área de educação, além do pedido da retomada urgente de obras federais na região Nordeste

Reprodução

O governador Flávio Dino (PCdoB) avaliou como positiva a reunião que ele participou na manhã de quinta-feira (9) com o presidente Jair Bolsonaro e todos os governadores do Nordeste, no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante a reunião os governadores entregaram uma carta na qual solicitaram a prorrogação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

No documento entregue ao presidente, além dos pontos com foco na área de educação, os governadores também pedem a retomada urgente de obras federais na região Nordeste, “visando o crescimento econômico e a geração de empregos, com especial destaque para obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacional”

O conjunto de ações têm sido chamado de “plano Mansueto”, em alusão ao secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Segundo os governadores, o plano permitirá que estados tomem empréstimos em troca de medidas de ajuste, a fim de equilibrar suas contas. Os governadores também relataram que o governo federal estuda rever a partilha com estados e municípios de receitas do fundo social do pré-sal e da cessão onerosa.

Para Flávio Dino houve duas conquistas a ser comemorada a nitidez do posicionamento de todos os governadores em defesa dos mais pobres que envolvem questões da Reforma da Previdência e a segunda foi a pauta relacionada a questões dos cortes de recursos na educação superior que vai atingir as instituições de ensino federal em todos os estados. “Independente da posição política e ideológica de cada um, houve de parte a parte, tanto do governo federal quanto dos governadores dos estados há uma visão muito clara que o diálogo é essencial. Por isso avalio que a reunião foi positiva”, disse Flávio Dino.

O governador também repercutiu a reunião em sua página nas redes sociais “Hoje estivemos em audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e entregamos um documento em que pleiteamos o novo Fundeb para a Educação e a revisão dos cortes em Universidades e Institutos Federais”, escreveu Dino.

Além de Flávio Dino, a reunião contou com os governadores Renan Filho (Alagoas); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Wellington Dias) (Piauí); João Azevedo (Paraíba); Camilo Santana (Ceará); Paulo Câmara (Pernambuco); e Belivaldo Chagas (Sergipe). O encontro contou ainda com a participação dos ministros da Economia, Paulo Guedes, da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o Advogado-Geral da União, Luiz de Almeida.

Após a reunião os governadores informaram que o ministro da economia Paulo Guedes, afirmou que apresentará na próxima semana um plano de equilíbrio fiscal para os estados.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias