PESQUISA DE OPINIÃO

Primeiro trimeste de governo Bolsonaro tem a pior avaliação entre presidentes de 1º mandato

A nota média do governo do atual Presidente da República é de 5,4, numa escala de 0 a 10, de acordo com o Datafolha.

Reprodução

Foto: Abril / Exame

Já são três meses com Jair Bolsonaro (PSL) à frente da Presidência da República, nesse período, o Instituto Datafolha realizou uma pesquisa para saber o índice de aprovação do mandato e o resultado é que 32% da população com 16 anos ou mais aprovou o governo, considerando ele ótimo ou bom. Uma outra parcela de 30% desaprova o governo, considerando ele péssimo ou ruim. Os demais (33%) consideraram que o governo do militar é regular e somente 4% dos votantes preferiram não opinar.

Em comparação com outros presidentes brasileiros eleitos em primeiro mandato, num mesmo período (3 meses), Bolsonaro é o que apresentou menor popularidade. Fernando Collor, empossado em março, era aprovado, em junho, por 36% dos cidadãos. Já Fernando Henrique Cardoso era aprovado por 39% e considerado péssimo por 16%. Em abril de 2003, o governo de Lula foi aprovado por 43%, somente com 10% de rejeição. Para o governo Dilma, a aprovação em março de 2011 era de 47%.

No índice de aprovação, há ainda a segmentação por gênero. Para os homens, a aprovação do governo Bolsonaro chega a 38%, enquanto para as mulheres, esse valor cai para 28%. Para a parcela de brasileiros que votou no militar no 2º turno da eleição presidencial, 54% aprova o governo até o momento.

Ainda de acordo com a pesquisa, em uma escala de 0 a 10, a nota média do desempenho de Jair Bolsonaro como Presidente da República até o momento é de 5,4. Sendo que a maioria dos brasileiros (61%) revelaram que, nos primeiros três meses de governo, o presidente eleito fez menos do que esperavam.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias