POLÍTICA

Deputado maranhense é eleito para vice-presidência da Unale

Adelmo Soares será o responsável pela pasta de Assuntos Sociais na secretaria de Agricultura da instituição

Reprodução

A influência dos políticos maranhenses no cenário nacional vem crescendo nos últimos anos e nesta Legislatura tende a atingir o seu ponto mais alto. Nesta segunda-feira (11), foi a vez do deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) ser confirmado como novo vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para Assuntos Sociais da secretaria de Agricultura da instituição.

O nome do deputado foi anunciado em reunião com a diretoria executiva em Brasília com a presença dos maranhenses Daniella Tema (DEM), Rigo Teles (PV), Wellington do Curso (PSDB) e Arnaldo Melo (MDB).

O convite a Adelmo Soares partiu do presidente a União, Kennedy Nunes (PSD – SC), que esteve na última semana no Maranhão. O maranhense foi chamado para apresentar sua experiência de sucesso como ex-secretário de Estado da Agricultura Familiar, segmento que tem alcançado notoriedade nacional pelo impacto positivo no desenvolvimento econômico do Brasil, sendo responsável por cerca de 70% dos alimentos colocados sobre a mesa das famílias.

“Sinto-me imensamente honrado com o convite e em saber que as sementes que plantamos têm dado bons frutos. Estar aqui em Brasília hoje, ao lado dos colegas da Unale, além de ser uma honra, é o reconhecimento da agricultura familiar no nosso país. É sentir que nós, maranhenses, estamos liderando este movimento. Estamos dando um passo à frente. É chegada a vez dos agricultores e agricultoras familiares”, afirmou Adelmo Soares.

Atuação como secretário

Adelmo Soares, que atuou como secretário de Estado da Agricultura Familiar no primeiro mandato do governador Flávio Dino, ganhou notoriedade na Casa Legislativa ao eleger-se com a força dos movimentos sociais da agricultura familiar, conquistando um feito inédito, ao reunir a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que apoiaram um único candidato ao pleito legislativo estadual.

Sendo um dos novos parlamentares a ocupar o pleito nas últimas eleições, o deputado estadual mostra empenho e trabalho ao ocupar espaços importantes de destaque nacional. Adelmo não será apenas o primeiro deputado do Nordeste a ocupar o cargo, mas o primeiro a dar voz à agricultura familiar, tema antes não debatido pela Secretaria.

O que é Unale?

Fundada em 1996, a Unale é considerada uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega a união dos mais de mil parlamentares da República Federativa do Brasil. Com o objetivo de consolidar ideias comuns em busca da garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população, a entidade é a única com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), dialogando diretamente com os 27 estados brasileiros.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias