CORONAVÍRUS

No Maranhão

1022
45470
17911
1132
NORDESTE

Consórcio Nordeste deve ser assinado por governadores em São Luís

Capital maranhense será sede do Fórum dos Governadores do Nordeste na próxima quinta-feira (14) no Palácio dos Leões com a presença dos nove governadores da região

Foto: Reprodução

São Luís será a sede do 2º encontro do Fórum dos Governadores do Nordeste em 2019. O evento ocorre na próxima quinta-feira (14) no Palácio dos Leões. O governador Flávio Dino (PCdoB) recebe os governadores do Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas.

Durante o fórum será assinado o protocolo para criar o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que tem como objetivo firmar parcerias de compras compartilhadas entre os estados. A medida deve reduzir gastos com produtos e serviços.

Com o consócio, poderão ser feitas, por exemplo, compras compartilhadas entre os Estados. Isso reduz os custos dos produtos e dos serviços.

Também vai haver parcerias em diversas áreas, como desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente.

Reunião em Brasília

O encontro em São Luís será o segundo do exercício 2019-2022. O primeiro foi em Brasília, no início de fevereiro quando os governadores do Nordeste assinaram a Carta dos Governadores. O documento pedia que o Governo Federal resolvesse o problema da Previdência sem mexer com os mais pobres.

Na carta os governadores pediram ainda a discussão sobre políticas de Segurança Pública para combater as facções criminosas e controle de fronteiras. O documento também tratava de uma nova proposta para o Fundeb e a discussão da cessão onerosa e gás e petróleo e securitização.

O que é o Fórum?

O Fórum dos Governadores do Nordeste é um fórum anual dos governadores do Região Nordeste do Brasil que foi criado para discutir ações de desenvolvimento para cada estado da região, tendo uma ação essencial à promoção do desenvolvimento integrado do Nordeste Brasileiro, junto ao Governo Federal.

O evento trata e discute iniciativas e estratégias políticas visando facilitem a articulação regional e reúne todos os governadores da região, sempre conta com a representação do Governo Federal, aprofundando os temas de interesse regional e trazendo novas propostas na busca de mobilizar as esferas de governo estadual e federal em busca da melhoria da qualidade de vida da população nordestina em geral.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias