NORDESTE

Consórcio Nordeste deve ser assinado por governadores em São Luís

Capital maranhense será sede do Fórum dos Governadores do Nordeste na próxima quinta-feira (14) no Palácio dos Leões com a presença dos nove governadores da região

Foto: Reprodução

São Luís será a sede do 2º encontro do Fórum dos Governadores do Nordeste em 2019. O evento ocorre na próxima quinta-feira (14) no Palácio dos Leões. O governador Flávio Dino (PCdoB) recebe os governadores do Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas.

Durante o fórum será assinado o protocolo para criar o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que tem como objetivo firmar parcerias de compras compartilhadas entre os estados. A medida deve reduzir gastos com produtos e serviços.

Com o consócio, poderão ser feitas, por exemplo, compras compartilhadas entre os Estados. Isso reduz os custos dos produtos e dos serviços.

Também vai haver parcerias em diversas áreas, como desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente.

Reunião em Brasília

O encontro em São Luís será o segundo do exercício 2019-2022. O primeiro foi em Brasília, no início de fevereiro quando os governadores do Nordeste assinaram a Carta dos Governadores. O documento pedia que o Governo Federal resolvesse o problema da Previdência sem mexer com os mais pobres.

Na carta os governadores pediram ainda a discussão sobre políticas de Segurança Pública para combater as facções criminosas e controle de fronteiras. O documento também tratava de uma nova proposta para o Fundeb e a discussão da cessão onerosa e gás e petróleo e securitização.

O que é o Fórum?

O Fórum dos Governadores do Nordeste é um fórum anual dos governadores do Região Nordeste do Brasil que foi criado para discutir ações de desenvolvimento para cada estado da região, tendo uma ação essencial à promoção do desenvolvimento integrado do Nordeste Brasileiro, junto ao Governo Federal.

O evento trata e discute iniciativas e estratégias políticas visando facilitem a articulação regional e reúne todos os governadores da região, sempre conta com a representação do Governo Federal, aprofundando os temas de interesse regional e trazendo novas propostas na busca de mobilizar as esferas de governo estadual e federal em busca da melhoria da qualidade de vida da população nordestina em geral.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias