Mudanças

Reforma do governo Flávio Dino; veja as possíveis mudanças

Governador Flávio Dino (PCdoB) deve anunciar a mudança no seu secretariado neste final de semana, veja as possíveis mudanças

O governador Flávio Dino (PCdoB) fez nesta semana o primeiro anúncio de mudança do seu secretariado. Marcelo Tavares (PSB) deixou a Assembleia Legislativa para reassumir o cargo na Casa Civil.

O governador deve fazer o restante de sua minirreforma neste domingo (10). A reportagem de O Imparcial apurou as mudanças mais prováveis que devem acontecer no governo. O nome do secretário estadual de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino que deixa a pasta para assumir a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

A ida do advogado Diego Galdino para a Caema se deve ao trabalho já realizado na Sectur. A empresa estatal é um dos desafios do governador Flávio Dino, que no seu programa quer elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) levando saneamento básico para todo o Maranhão, sem contar com o abastecimento de água na capital maranhense.

A saída de Diego Galdino da Cultura/Turismo abre espaço para outro advogado. É o atual secretário-adjunto de Educação, Anderson Lindoso. Com isso, a Cultura mantém um nome ligado ao secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (DEM). Este continua na Educação com o trabalho já avalizado pelo governador.

Outras mudanças

O nome de Rubens Pereira Jr (PCdoB) deve ser confirmado na Secretaria de Cidades, informação que foi adiantada neste jornal na coluna Bastidores do jornalista Raimundo Borges. Com a ida de Pereira Jr para o secretariado de Flávio Dino abre espaço para Gastão Vieira (PROS) assumir mandato na Câmara Federal, já que Simplício Araújo (SDD) continua na Secretaria de Indústria, Comércio e Energia.

No ano passado, o Flávio Dino já tinha dado pistas de que deveria fazer fusões de umas secretarias e desmembramentos de outras. A Secretaria de Governo (Segov) e a Secretaria da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) devem se unir. Com essa mudança sai Lilian Guimarães (Segep) e assume o advogado Antônio Nunes (Segov). O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PR) deve indicar o nome para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

O ex-deputado estadual Rogério Cafeteira (DEM) deve ser o nome secretário de Articulação Política. Esta pasta deve ser desmembrada da Comunicação. Com isso a Secretaria de Comunicação deve ter algum nome ligado ao deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). A expectativa no meio político é que o governador Flávio Dino (PCdoB) anuncie toda a reforma (ou minirreforma) neste domingo.

Participe do WhatsApp da Coluna Bastidores e receba as notícias primeiro que todo mundo. Clique aqui!

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias