Segundo a SSP, número de homicídios caiu 33% na Grande São Luís
Desde 2005 a taxa de criminalidade vem caindo. Em 2017 São Luís deixou a lista das 50 cidades mais violentas do mundo. A queda sistemática tem sido possível graças aos investimentos feitos na Segurança Pública.
O número de homicídios na Grande São Luís caiu 33% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o balanço mensal divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em janeiro de 2018, foram registrados 39 casos. Em janeiro de 2019, o total caiu para 26.
Quando comparada a janeiro de 2014, a queda é ainda mais acentuada. Naquele mês, tinham sido 87 homicídios. Em quatro anos, portanto, a queda foi de 70% para o mês
QUEDA CONTÍNUA
A criminalidade vem caindo ano a ano desde 2015. Em 2014, por exemplo, a Grande São Luís teve 910 homicídios. Em 2018, o número foi de 336, uma queda de 63%.
Em 2017, São Luís deixou a lista das 50 cidades mais violentas do mundo, segundo estudo da organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz.
INVESTIMENTO
A queda sistemática tem sido possível graças aos investimentos feitos na Segurança Pública. Hoje o Maranhão tem 15 mil policiais, o maior número da história. Mais de mil viaturas novas foram entregues em quatro anos.
Dezenas de prédios para a Segurança Pública foram reformados ou construídos. Cerca de 9 mil policiais receberam promoções.
Também teve forte contribuição para o combate à criminalidade a criação das superintendências de Homicídios, Narcóticos e Prevenção e Combate à Corrupção na Polícia Civil, além da Delegacia Móvel de Homicídios. Igualmente importante foi a entrega do Instituto de Genética Forense (IGF), um dos maiores em estrutura física do Brasil, para analisar material genético e detectar autorias de crimes.