vídeo

Acompanhe ao vivo a votação para presidência do Senado

Com 5 candidatos, Senado abre sessão para escolher presidente do Senado Federal

Após tomarem posse e jurarem obediência à Constituição, os senadores se reúnem no plenário para decidir quem comandará a Casa pelos próximos dois anos. A sessão, marcada para as 17h, começou pouco antes das 17h30 desta sexta-feira (1/2). Até agora, tanto o rito quanto o resultado continuam incertos.

Até o horário de abertura da sessão, cinco candidatos haviam se registrado para participar do pleito: Fernando Collor de Mello (Pros-AL), Major Olímpio (PSL-SP), Alvaro Dias (Podemos-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA) e Reguffe (sem partido-DF). Os registros podem ser feitos a qualquer momento antes da votação.

Desde quinta-feira (1/2), os candidatos contrários a Renan Calheiros (MDB-AL) buscam uma estratégia para inviabilizar a vitória do emedebista. Logo após a posse, o senador Tasso Jereissati (PSDB) desistiu da candidatura para apoiar o principal rival de Renan, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Mais cedo, Alcolumbre garantiu que presidiria da sessão, mesmo sendo candidato, ao revogar um ato do então secretário-geral da Mesa Diretora do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello. Ele também exonerou o secretário.

O senador Major Olímpio, que fez parte dos encontros, acredita que essa não é a melhor estratégia, porque pode resultar na judicialização do pleito. Ele disse que vai manter a candidatura, apesar das várias reuniões anti-Renan. Segundo ele, chegar a uma conclusão que agradasse a todos seria complicado como “o parto de uma girafa”.

O que se sabe, por enquanto, é que a disputa contará com o maior número de candidatos desde a redemocratização. Até Collor, que não havia garantido participação no pleito até o dia anterior, resolveu participar da disputa. Ele foi o primeiro a se registrar, logo no início da tarde.

Assim que o presidente abriu a sessão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu questão de ordem para que a votação fosse aberta. Também pediu que seja feita em dois turnos.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias