DESMENTIDO

Domingos Dutra vira alvo de ‘fake news’ após entrega de kits sanitários

O prefeito de Paço do Lumiar se pronunciou em suas redes sociais após a repercussão, repudiando o ato de criação e divulgação de notícias falsas

Foto divulgada em notícias falsas. Foto: Divulgação

No último sábado (19), foram divulgadas em blogs fake news de que Domingos Dutra teria se reunido com sua equipe para a entrega de um filtro de barro em uma escola no município de Paço do Lumiar. Na notícia falsa, foi recortada apenas uma foto da postagem original sobre o evento que, na verdade, aconteceu no último dia 16 e se tratou da entrega de 98 kits sanitários para a comunidade de Nova Luz.

Foto original dos kits sanitários entregues em Nova Luz. Foto: Divulgação

Na noite do mesmo dia em que a informação falsa repercutiu, Dutra se pronunciou em suas redes sociais sobre o ocorrido. No texto, o prefeito repudia o ato, diz que é constante vítima de falsas notícias e explica o que, de fato, se tratou o evento.

“Blogs com seus interesses pessoais, comprados por pessoas sujas, usam esta importante ferramenta de informação, para manipular a opinião pública. Ferindo, pisando e fazendo piada dos princípios básicos do jornalismo, que é a verdade e a imparcialidade. (…) No final das contas, você está trabalhando para idiotas desonestos”, relata na postagem.

View this post on Instagram

Outro dia lendo alguns noticiários na internet, me deparei com um texto do filósofo italiano Umberto Eco, que disse : "O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade."Segundo ele, os "idiotas da aldeia" tinham o direito à palavra em um bar após uma taça de vinho, mas sem prejudicar a coletividade. Com o advento das redes sociais, no entanto, hoje eles "têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel". O texto se encaixa perfeitamente ao momento que vivemos hoje, a era do "fake news", onde claramente blogs com seus interesses pessoais, comprados por pessoas sujas, usam esta importante ferramenta de informação, para manipular a opinião pública. Ferindo, pisando e fazendo piada dos princípios básicos do jornalismo, que é a verdade e a imparcialidade. O que é mais intrigante, é que pessoas comuns, estão sendo mais efetivas para espalhar fake news do que as próprias grandes indústria. Sim, grandes indústrias, é isso mesmo, nos últimos anos, essa se tornou uma atividade altamente lucrativa, talvez até mais rentável que o próprio  jornalismo. Ao compartilhar notícias falsas, você está trabalhando e contribuindo com esse mercado obscuro, que em alguns casos causam tragédias.  No final das contas você está trabalhando sem remuneração para IDIOTAS desonestos. Sou vítima constantemente de falsas notícias, essa que entreguei um filtro de barro em escola, durante o aniversário da cidade, foi uma das mais ridículas, patéticas e sem fundamento que já vi.  Foram entregues 98 kits sanitários à comunidade Nova Luz, que contam com vaso sanitário, fossa, caixa d'água, pia e muitos outros itens que garantiram dignidade aos moradores dessa área. Pessoas que nunca tiveram  banheiro dentro de casa, agora podem desfrutar deste conforto. Inaugurei uma escola, uma praça, a Central do SAMU e ainda instalamos semáforos na cidade, mas nada disso interessa aos maldosos que vivem da mentira. Vou continuar meu trabalho, porque nenhuma Fake News vai tirar o meu desejo de fazer de Paço do Lumiar uma cidade melhor.

A post shared by Domingos Dutra (@domingosdutraoficial) on

Do que se tratou o evento

O evento em questão tratou-se da entrega de 98 kits sanitários à comunidade de Nova Luz, em Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís. Dentre o que compõe os kits, há vasos sanitários, fossas, caixas d’água e pias e filtros.

“Inaugurei uma escola, uma praça a Central do SAMU e ainda instalamos semáforos na cidade, mas nada disso interessa aos maldosos que vivem da mentira. Vou continuar meu trabalho, porque nenhuma Fake News vai tirar meu desejo de fazer de Paço do Lumiar uma cidade melhor”, conclui Dutra, no texto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias