TRE realiza sorteio das urnas que passarão por auditoria da votação eletrônica
A novidade é que serão realizadas, no dia da votação, duas formas de auditoria: Auditoria em Condições Normais de Uso e Auditoria no dia da Votação por meio da Verificação e da Autenticidade e Integridade dos Sistemas
Na manhã deste sábado, 6 de outubro, foi realizado o sorteio das 12 urnas que irão participar da auditoria da votação eletrônica, que acontecerá neste domingo, 7. A Comissão é presidida pela juíza Kátia Coelho de Sousa Dias e composta pelos servidores Lúcia Chaves, Fabíola Macedo Coelho, Albimar Garrido, Jocielma Monteiro, Leana Batista e Roseana Santos.
Este ano, a novidade é que serão realizadas, por amostragem, no dia da votação, duas formas de auditoria: Auditoria em Condições Normais de Uso (antiga Votação Paralela) e Auditoria no dia da Votação por meio da Verificação e da Autenticidade e Integridade dos Sistemas (auditoria da urna na seção eleitoral).
Quatro urnas do estado foram sorteadas para a auditoria em condições normais de uso (antiga votação paralela) que ocorrerá paralelamente às eleições oficiais, das 8h às 17h, no 5º andar do prédio-anexo do TRE. Foram elas: 1 de São Luís, 1 de Alcântara, 1 de Imperatriz e 1 de Caxias.
Foram sorteadas, também, oito urnas para a auditoria na seção eleitoral, antes da emissão do relatório da zerésima. As urnas são dos municípios de Matões, Lago da Pedra, Vargem Grande, Chapadinha, Presidente Dutra, Pindaré-Mirim, São Raimundo das Mangabeiras e Amarante do Maranhão.
Participaram da solenidade os desembargadores Ricardo Duailibe (presidente), Tyrone Silva (corregedor), os juízes membros da Corte Eleitoral, Itaércio Paulino da Silva, Júlio Praseres, Gustavo Vilas Boas; o procurador regional eleitoral, Pedro Henrique de Oliveira Castelo Branco, o representante do Ministério Público Eleitoral, Pablo Bogéa Pereira Santos, o coordenador do Centro Tático Aéreo, o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Alexandre José Caminha Walraven, o representante da Controladoria Geral da União, Arnaldo Guilherme de Oliveira, a observadora da Organização dos Estados Americanos – OEA, os representantes do PSDB, do PT, os representantes da empresa Grupo Maciel Auditoria e a imprensa.
Na oportunidade, funcionários da Justiça Federal e representantes das coligações “Todos Pelo Maranhão 4”, “O Maranhão Quer Mais”, “O Maranhão Quer Mais 1”, e os partidos PSL, PT, PSDB e PMN preencheram cédulas, que posteriormente foram depositadas nas urnas de lona das 4 (quatro) seções que serão submetidas à auditoria das urnas eletrônicas em condições normais de uso. As urnas de lona foram devidamente lacradas, com as rubricas da juíza presidente e do representante do Ministério Público Eleitoral, respeitando-se o quantitativo mínimo de 500 cédulas por seção.
Urnas sorteadas
Auditoria em condições normais de uso (antiga votação paralela)
Município Zona Seção Local de votação
São Luís 1ª 531 C. E. Vicente Maia (antigo Colégio CEMA)
Alcântara 52ª 20 Escola Municipal Ver Raimundo Julio Monteiro
Imperatriz 33ª 675 Universidade Sul do Maranhão
Caxias 4ª 122 Colégio Caxiense
Auditoria no dia da Votação por meio da Verificação e da Autenticidade e Integridade dos Sistemas (auditoria da urna na seção eleitoral)
Município Zona Seção Local de votação
Matões 81ª 59 Centro de Ensino Tecnológico Luis Conrado
Lago da Pedra 74ª 225 Unidade Integrada Raimundo Neres Bandeira
Vargem Grande 50ª 54 Unidade Escolar Padre Carvalho
Chapadinha 42ª 11 Unidade Escolar Dr. Otávio Vieira Passos
Presidente Dutra 54ª 191 Unidade Integrada Prof. João Martins Neto
Pindaré-Mirim 43ª 100 Escola Municipal Tia Chica
São Raimundo das Mangabeiras 34ª 54 Unidade Escolar São Raimundo Nonato
Amarante do Maranhão 99ª 1 Escola Municipal Sousandrade