Esqueci meu título de eleitor, posso votar? Entenda o que fazer!
Para votar, é obrigatório apresentar um documento original com foto.
Amanhã, 7 , de outubro, milhares de brasileiros irão às urnas, eleger aqueles que nos representarão nos próximos quatro anos. E muitas pessoas acham que que o título de eleitor é o documento mais importante a ser levado no dia da votação, no primeiro turno das eleições 2018.
Entretanto, você sabia que não precisa levá-lo para votar? Sim, isso mesmo! Se por acaso esqueceu ou perdeu o seu título, você ainda pode votar.
Para votar, é obrigatório apresentar um documento original com foto. RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação ou passaporte são documentos aceitos. O uso do título é indispensável pois nele constam informações como, sua zona e seção eleitoral. Mas, caso o eleitor não o tenha em mãos, ou não lembre dos números necessários para saber onde votar, é possível consultar na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso o eleitor não esteja em seu domicílio eleitoral no dia da votação, é possível justificar seu voto portando somente o número do título (encontrado no site do TSE) e um documento oficial de identificação com foto. Caso não faça a justificativa na data da votação, é preciso preencher e entregar um Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no site da Justiça Eleitoral, até 60 dias após cada turno (7 de outubro e 28 de outubro). O pedido deve ser acompanhado de um documento que comprove o motivo do não comparecimento no dia da votação.
Também é possível baixar o aplicativo oficial E-Título, que serve como título de eleitor virtual. O app está disponível para os celulares com sistema iOS ou Android.